AdobeStock

Taxonomia Sustentável: o que é e como ela pode impactar o Agro no Brasil

Arquivo Pessoal

Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB)

Dicionário, bússola ou sistema de classificação. É assim que a subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Cristina Reis, define o que será a Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB).

AdobeStock

“Consiste num sistema de classificação das atividades econômicas, dos ativos financeiros e até mesmo de projetos de investimento. E no nosso caso, é para designar essas atividades, ativos e projetos enquanto sustentáveis ou não”, afirma Cristina Reis.

Sistema de clasificação

José Cruz/Agência Brasil

É trazer consenso sobre o que são práticas sustentáveis. “A taxonomia tem essa missão muito específica de padronizar o entendimento do que é sustentável, estabelecendo critérios técnicos, objetivos, baseados na ciência e, sempre que possível, quantitativos”.

iStock

Qual é o objetivo?

Apesar do documento final só ficar pronto em novembro deste ano, a subsecretária adianta algumas bases que serão observadas. A primeira é que depois de concluída, a taxonomia não será estática, ou seja, o comitê pode avaliar e ir mudando os critérios.

Como vai funcionar a taxonomia sustentável?

AdobeStock

Como o setor Agro tem visto a iniciativa?

O coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Eduardo Bastos, acredita que a influência da taxonomia em ações de crédito, como o Plano Safra, não pode excluir os produtores que não se adequarem aos critérios sustentáveis.

AdobeStock

Em termos hierárquicos, o Comitê Interinstitucional da Taxonomia Sustentável Brasileira será o órgão formulador do documento final. Porém, haverá um comitê consultivo com 18 cadeiras que serão preenchidas com entidades representativas da sociedade.

Entidades poderão participar da discussão da taxonomia

iStock

Veja mais webstories

Pitaia: como cultivar e quais são os benefícios para a saúde