Arquivo Pessoal

O que é a Pitaia?

É o fruto de diferentes tipos de cactus dos gêneros Hylocereus e Selenicereus; as plantas são cultivadas no Brasil, China e Israel. Por causa de sua aparência escamosa, o fruto também é conhecido como fruta-do-dragão. Confira os benefícios da pitaia a seguir:

AdobeStock

A pitaya é rica em vitamina C, que melhora a imunidade, e, além disso, possui grandes quantidades de antioxidantes que previnem radicais livres.

1 . Melhora o sistema imunológico

iStock

A fruta também é rica em fibras, e a variedade de casca vermelha não possui gordura saturada. Além disso, as sementes contém gorduras poliinsaturadas, que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL).

AdobeStock

2. Beneficia o sistema cardiovascular

Cada 100 gramas de pitaia contém cerca de 11 gramas de fibras. Essa abundância de fibras ajuda na estabilização do açúcar no sangue e no melhor funcionamento do sistema digestivo, além de causar uma maior sensação de saciedade.

3. Auxilia na digestão e no emagrecimento

AdobeStock

4. Previne doenças crônicas

Já há relações da presença de antioxidantes e o combate a diferentes tipos de câncer, e os ácidos linoleicos (gorduras boas) auxiliam na redução do colesterol e combatem doenças cardíacas.

AdobeStock

Como é da família dos cactos, a planta resiste bem a condições adversas, mas atinge seu melhor potencial produtivo em climas com temperatura média entre 18ºC e 26ºC. Os volumes de precipitação indicados são de 500 milímetros a 700 milímetros de chuva.

Como cultivar pitaia?

iStock

Veja mais webstories

Desafios no cacau: produtores cobram políticas de apoio e incentivo

O Brasil já é autossuficiente na produção de cacau ou precisamos importar?

Como construir um curral para manejo do boi?