Adilson José Almeida

O Brasil já é autossuficiente na produção de cacau ou precisamos importar?

Arquivo Pessoal

Produção suficiente para o consumo interno

A Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC) afirma que o país já produz o suficiente para o consumo interno. A presidente, Vanuza Barroso, diz que 290 mil toneladas foram colhidas em 2023, de acordo com o IBGE.

AdobeStock

Já a entidade que representa as indústrias afirma que elas receberam 220 mil toneladas de cacau brasileiro em 2023 e, por isso, 40 mil toneladas foram importadas.

Divergências entre entidades

Mercado internacional

“O Brasil é o único na América Latina que produz derivados para o mercado interno e internacional. Se não tiver a importação, a gente perde um importante mercado”, explicou Anna Paula Losi, presidente-executiva da AIPC.

AdobeStock

AdobeStock

Produtividade pode aumentar com investimento e tecnologia

A produtividade do cacau ainda é um ponto frágil para o setor, desde a entrada da vassoura de bruxa na cultura. Para erradicar e amenizar a praga, foram desenvolvidos clones, que permitem o ano inteiro de produção. Mas segundo a ANPC, eles ainda são pouco usados.

Aumento na produtividade por hectare

Na Bahia, por exemplo, são 400 mil hectares, mas a produtividade é de 12, 15, até 25 arrobas por hectare, segundo a ANPC. O ideal, segundo os produtores, seria 50 arrobas por hectare, para que a cultura torne-se rentável.

AdobeStock

AdobeStock

Falta investimento

“Tem como chegar, mas produtor sem dinheiro, não compra adubo.  A gente precisa de adubação e de assistência técnica”, afirma.

Veja mais webstories

Desafios no cacau: produtores cobram políticas de apoio e incentivo

Cacau atinge preço histórico e ultrapassa U$10 mil a tonelada

Como plantar atemoia e quais são os benefícios da fruta?