Arquivo Pessoal

Aumento de 535%

De acordo com a Serasa Experian,  o número de produtores rurais que atuam como pessoa física que entraram com pedidos de RJ cresceu 535% no ano passado. Foram 127 pedidos em 2023, contra 19 do ano anterior.

AdobeStock

O setor passa por um momento difícil, mas dizer que isso é uma crise generalizada é um alarmismo muito grande”, avalia Bruno Lucchi. A CNA solicitou à Serasa um levantamento sobre os pedidos, para saber se as dívidas são efetivamente ligadas à produção agrícola.

Nem todo o setor do agronegócio está em crise

Divulgação

Ele afirma que é preciso analisar cuidadosamente o tema para evitar oportunismos. “Existe atitude oportunista de muita gente… o sujeito faz recuperação para ganhar tempo e isso não é bom, porque gera muita incerteza na comercialização”, alerta.

Arquivo Pessoal

Segundo o pesquisador Marcos Jank

Sérgio Bortolozzo diz que, embora seja um direito do produtor que se sente numa situação difícil e tenta se recuperar, o pedido de recuperação judicial traz problemas que precisam ser avaliados antes da decisão.

O presidente da Sociedade Rural Brasileira tem essa mesma preocupação

Divulgação

Créditos futuros

iStock

“A preocupação é com a dificuldade que isso pode gerar com o acesso a créditos futuros”, e continua: “Logicamente a gente não pode discriminar um fato que é um direito do produtor, mas a gente vê com preocupação o comprometimento do crédito futuro e o impacto que isso pode trazer para o setor”.

Veja mais webstories

O Brasil já é autossuficiente na produção de cacau ou precisamos importar?

Como construir um curral para manejo do boi?

Pitaia: como cultivar e quais são os benefícios para a saúde