Pimenta aromática

A pimenta biquinho é uma variedade brasileira da família das Capsicum chinese, e seu teor de ardência na Escala de Scoville, usada para mostrar quais são as pimentas mais picantes, é zero.

AdobeStock

Ela possui vitaminas C, B6 e K1, e é rica em cálcio, ferro, magnésio, fósforo e sódio, além do betacaroteno. É considerada um bom antioxidante - ajuda o sistema imunológico, ajuda a controlar o açúcar no sangue, a prevenir inflamações e a diminuir dores musculares.

Benefícios

AdobeStock

A terra para a pimenta biquinho deve ser rica em matéria orgânica, portanto, a dica é misturar uma parte de terra com uma parte de composto orgânico para plantá-la. Os cultivos em áreas pequenas também podem se beneficiar de um toque de areia.

AdobeStock

Preparo do solo

Para os locais abertos, o ideal é um espaçamento de 0,8 metro entre as linhas, e de 0,5 metro entre as plantas. Para cultivo em estufas e outros ambientes protegidos, é importante manter duas linhas de plantio com espaçamento de 0,6 metro entre linhas e 0,5 metro entre plantas.

Plantio em locais abertos

Leandro Lobo/Embrapa

Plantio em jardins ou em vasos

O plantio pode ser realizado em jardins ou em vasos e, nesses casos, o ideal são vasos de pelo menos 5 litros, pois quanto maior o vaso, maior será o desenvolvimento e a frutificação. Já a pimenta biquinho plantada em canteiros, pode ultrapassar 1 metro de altura.

Pixabay/Reprodução

É importante que o solo seja regado sempre que estiver seco, porém, ele não deve ser encharcado, pois solos muito úmidos podem apodrecer a raiz e favorecer o aparecimento de pragas. Por isso é importante preparar um solo que permita boa drenagem.

Regas

AdobeStock

Colheita

A pimenta biquinho começa a frutificar entre 3 meses a 4 meses depois do plantio. As pimenteiras fornecem colheitas múltiplas, mas após cada colheita é importante fazer uma nova adubação com matéria orgânica, como húmus ou esterco bovino.

AdobeStock

AdobeStock

Produção de pimenta biquinho no Brasil

A pimenta é cultivada em sua grande maioria por pequenos agricultores. Segundo a Embrapa a produtividade anual gira em torno de 20 toneladas por hectare. Acredita-se que a área cultivada anualmente seja de cinco mil ha com uma produção de 75 mil toneladas.