Blockchain é como um caderno de registros compartilhado, onde todos podem ver e verificar as informações. Cada página do caderno está conectada a anterior, formando uma corrente de informações seguras, transparentes e confiáveis.
AdobeStock
Benefícios como rastreabilidade completa da cadeia de suprimentos, redução de fraudes, otimização logística e acesso facilitado ao crédito para produtores rurais, podendo promover uma revolução no setor agrícola.
AdobeStock
O blockchain possibilita o rastreamento da origem dos alimentos, a certificação de qualidade, o controle de pragas e doenças, além da criação de mercados digitais e gestão de contratos inteligentes, tornando a cadeia de suprimentos mais eficiente e segura.
AdobeStock
Além disso, processos demorados como auditorias serão simplificados com o acesso aos registros em tempo real, permitindo, por meio da criptografia, a prevenção de fraudes e a falsificação de documentos.
AdobeStock
AdobeStock
Os maiores desafios do blockchain no agronegócio incluem a necessidade de infraestrutura tecnológica em áreas rurais, falta de conhecimento com a tecnologia, adaptação às regulamentações e integração com sistemas obsoletos existentes na cadeia de suprimentos.
As oportunidades do blockchain no agronegócio incluem maior eficiência e transparência na cadeia de suprimentos, bem como, um acesso expandido a mercados e consumidores.
AdobeStock
Para acessar o blockchain, o produtor rural deve buscar conhecimento sobre a tecnologia, avaliar soluções disponíveis no mercado, investir em infraestrutura tecnológica básica e buscar parcerias estratégicas.
AdobeStock
O blockchain tem o potencial de revolucionar o agronegócio com seus inúmeros benefícios, que proporcionam transparência e segurança. A tecnologia veio para melhorar processos e aumentar a produtividade expandindo o mercado.
AdobeStock