Inovação, oportunidades de negócios e exposição de produtos da agricultura familiar marcaram o encontro da Faesp em Ribeirão Preto
Com mais de 3 mil participantes, o 3⁰ Encontro Estadual de Mulheres do Agro, realizado nesta sexta-feira, 29, no Espaço Taiwan, em Ribeirão Preto (SP), se tornou o maior entre todos os eventos promovidos pela Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Sistema Faesp/Senar-SP).
Organizado pelo grupo Semeadoras do Agro, da Faesp, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro teve apresentações artísticas, rodas de conversas e exposição de produtos artesanais feitos por mulheres do meio rural. O encontro contou, ainda, com palestra da atriz Flávia Alessandra, que falou sobre empreendedorismo.
O objetivo do evento foi conectar representantes de diferentes regiões do Estado de São Paulo que, ao longo do ano, marcam presença nas reuniões de capacitação e de cuidados com a saúde realizadas pelas Semeadoras em colaboração com o Sebrae Delas, braço do Sebrae que incentiva o empreendedorismo feminino.
Segundo a coordenadora do Sebrae Delas, Janaína Moreira Costa, o evento é, também, um momento de celebração. “A gente celebra o trabalho que é feito durante todo o ano junto com as Semeadoras, em que a gente leva os principais temas que possam ajudar as mulheres empreendedoras. É, também, uma oportunidade para que elas acessem as inovações apresentadas por nossos parceiros e, com isso, gerem negócios”.
Para Juliana Farah, presidente das Semeadoras do Agro, integrar tantas mulheres é tambem uma forma de valorizar a autoestima. “A mulher precisa acreditar nela. Então, nos nossos encontros, mostramos primeiro a importância que ela tem e depois as ferramentas do empreendorismo por meio das capacitações. E essa mulher já começou a devolver muito para o agro. Ela sempre esteve no campo, mas na invisibilidade. Agora, ela tem conseguido produzir mais e ter um olhar de gestão diferenciado”, afirmou.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares em propriedades rurais no País, o que corresponde a 8,5% da área ocupada por sítios e fazendas. Um avanço para um setor que, até pouco tempo atrás, era tipicamente masculino.
Para Tirso Meirelles, presidente da Faesp, a maior participação no campo se refletiu no Encontro Estadual. “Entre essas mais de 3 mil mulheres, temos um pouquinho de cada município do Estado, o que contribuiu para que façam conexões entre elas, ampliem conhecimentos para que se tornem empreendedoras e, com isso, alcancem sua autonomia financeira”, declarou.