Tudo sobre AgroSP

Cresce participação das laranjas tardias na moagem

A variedade pera ainda corresponde à maior parte do volume processado em São Paulo

A moagem de laranjas da safra 2024/25 segue a todo vapor nas fábricas de suco do estado de São Paulo, relatam pesquisadores do departamento de hortifruti do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

“A laranja pera ainda ocupa a maior proporção do volume processado, porém, com o ritmo de colheita avançando, observa-se um crescimento cada vez mais expressivo da participação das frutas tardias, como a valência e a natal”, comentam agentes industriais ouvidos pelo Cepea.

Segundo o Centro de Estudos, o adiantamento da colheita está pautado na característica desta safra, de alta participação das frutas de primeira florada. Dados do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) mostram que 64% das laranjas produzidas nesta safra devem corresponder à primeira florada, bem acima das últimas quatro temporadas, que tiveram, no máximo, 36% das laranjas com este perfil. 

Desta forma, os pesquisadores acreditam que é bem provável que a moagem desacelere mais cedo neste ano porque a segunda florada considera as frutas que serão colhidas a partir de outubro.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.