Sustentabilidade

SP anuncia curso gratuito sobre resgate de animais em incêndios

Aulas vão abordar ações de prevenção, preparação e resposta a emergências

O governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira, 4, o lançamento de um curso online com orientações para o manejo e resgate de animais silvestres e domésticos em incêndios. A iniciativa integra a Operação São Paulo Sem Fogo e terá acesso gratuito para prefeituras, organizações da sociedade civil e profissionais da área ambiental.

Com 10 aulas, o curso aborda ações de prevenção, preparação e resposta a emergências. O material audiovisual está sendo produzido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). A previsão é que esteja disponível na plataforma digital de educação ambiental da pasta a partir da próxima semana. Confira o cronograma:

13/08 – Lançamento
15/08 – Aula 1: Introdução ao tema de incêndios florestais
20/08 – Aula 2: Ferramentas de Monitoramento
22/08 – Aula 3: Medidas preventivas em propriedades rurais e rodovias
27/08 – Aula 4: Cuidados com fauna doméstica e silvestre
29/08 – Aula 5: Queimas Controladas e Prescritas
03/09 – Aula 6: Elaboração de Plano de Contingência
05/09 – Aula 7: Elaboração de Plano de Manejo Integrado do Fogo
10/09 – Aula 8: Sistema de Comando e Operações em Emergências
12/09 – Aula 9: Como constituir Brigadas Municipais
17/09 – Aula 10: Planejamento e zoneamento na prevenção a incêndios florestais

A expectativa é que o conteúdo seja adotado por municípios, instituições parceiras e voluntários que atuam sob coordenação oficial.

“O curso reúne conhecimento técnico das diretorias envolvidas e foi planejado para ser didático, acessível e aplicável a públicos diversos que atuam na linha de frente. É uma ferramenta que amplia o alcance da educação ambiental e fortalece a resposta do Estado a essas emergências”, afirma Lara Carolina Chacon Costa, diretora da Divisão de Educação Ambiental (DEA), responsável pela produção.

Entre os temas tratados estão o protocolo de resgate de animais feridos, acionamento de órgãos competentes (como Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e guardas municipais), regras para manejo autorizado, comunicação entre equipes via grupos de mensagens e orientações sobre contenção, primeiros socorros, transporte e alimentação emergencial em áreas afetadas pelo fogo.

“O resgate deve ser feito apenas por equipes autorizadas e treinadas, para evitar riscos tanto aos animais quanto às pessoas. A população tem papel fundamental ao acionar os canais corretos e evitar intervenções inadequadas”, alerta Fernando Locosque, especialista da Semil.

Embora a maioria dos casos envolva fauna silvestre, o curso também inclui orientações específicas para cães e gatos. Com o avanço urbano e a maior frequência de incêndios próximos a bairros e áreas periurbanas, esses animais também estão mais expostos.

A aula dedicada a cães e gatos ensina como identificar sinais de gravidade, estabilizar os animais e buscar atendimento veterinário de forma segura. O conteúdo foi baseado em ocorrências reais registradas no Estado.

Guia de orientações para produtores rurais

No mês passado, como parte das ações de prevenção e orientação, a Secretaria de Agricultura do estado (SAA) lançou o Guia de Orientações “Incêndios Florestais – como proteger sua propriedade rural e o que fazer em caso de emergência”. O material, que está disponível para download, reúne instruções sobre como agir com segurança durante emergências, proteger animais e estruturas, e iniciar a recuperação após o fogo.

De acordo com a SAA, no ano passado, os incêndios afetaram mais de 34 mil propriedades rurais, devastando cerca de 1,3 milhão de hectares. O impacto para a economia do agronegócio paulista foi estimado em R$ 2 bilhões, além dos danos à biodiversidade e à qualidade ambiental.