PUBLICIDADE

Sustentabilidade

"Pecuária bovina não é vilã das emissões de carbono", afirma consultor em ESG

Em cinco anos, rebanhos criados a pasto sequestraram 282 mil toneladas de carbono, equivalente a 180 carros, aponta estudo apresentado durante o Estadão Summit Agro

Nome Colunistas

Igor Savenhago | São Paulo

13/11/2024 - 17:55

Foto: Igor Savenhago
Foto: Igor Savenhago

A pecuária bovina não é uma vilã das emissões de carbono da atmosfera. A afirmação é do consultor José Carlos Pereira de Freitas, especialista em ESG/Sustentabilidade levada aos Agronegócios, que participou do Estadão Summit Agro, nesta quarta-feira, 13, em São Paulo. 

Na ocasião, Freitas apresentou dados de um experimento feito pelo Projeto Carbono Araguaia, desenvolvido durante cinco anos em 24 fazendas que totalizam 80 mil hectares no Vale do Araguaia, em Mato Grosso. O estudo demonstrou que o gado criado a pasto, principal característica da agropecuária tropical, reduz a pegada de carbono. As frequentes medições realizadas pelo projeto demonstraram que, nesse período, os rebanhos sequestraram 282 mil toneladas de carbono — o equivalente a 180 carros rodando por ano.  

Freitas disse, também, que a atividade pecuária não depende de desmatar para produzir. De acordo com o consultor, áreas desmatadas são frequentemente ocupadas com gado para atender a outros interesses, como a especulação imobiliária. Mas, ao longo de 32 anos (de 1990 a 2022), o Brasil aumentou a produtividade bovina em 170%, poupando 282 milhões de hectares de florestas. 

“Conforme os experimentos, colocar até quatro animais por hectare zera as emissões. Isso porque o boi é um filtro. Ele reincopora o carbono do metano que se decompõe no ciclo agropecuário.” 

Alinhamento das questões econômicas e climáticas

Freitas lembrou que o Brasil é o quinto país que mais emite carbono, porém, a agropecuária nacional tem contribuído para a redução dos índices. Prova disso é que, no mesmo período de 32 anos, o país aumentou a produtividade de grãos em 445% — quatro vezes mais que o crescimento da área plantada, que foi de 111%. “Graças aos avanços tecnológicos, o Brasil não só evitou desmatar como realizou o plantio de dez milhões de hectares de florestas”, defendeu o especialista. 

PUBLICIDADE

Outro dado mencionado é que 86% da matriz energética nacional já é renovável. “Acredito que exista um silêncio obsequioso sobre as virtudes da agricultura que se pratica nos trópicos. Precisamos falar delas. Uma parte disso cabe aos cientistas. A outra, a uma discussão política e social”, disse, cobrando um aprimoramento da comunicação, para que sejam disseminadas informações corretas. 

Para avaliar se uma pecuária é sustentável, na visão do consultor, é preciso se perguntar sobre os impactos que ela gera na cultura e na economia de um país, na alimentação e no clima. “Antigamente, os atributos de uma boa carne eram maciez, suculência, entre outras características físicas. Hoje, agrega-se aos atributos da carne os da sustentabilidade.” 

Nesse cenário, as fazendas não podem ser vistas apenas como áreas de produção, mas como um todo que inclui florestas, rios, entre outros elementos. “Estamos diante da mensagem de que precisamos aliar as questões econômicas à agenda climática. E, nesse caso, não adianta matar o mensageiro. Mesmo se fizermos isso, a mensagem vai chegar.”

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Brasil pode ampliar em um terço sua área agricultável, aponta Embrapa

Sustentabilidade

Brasil pode ampliar em um terço sua área agricultável, aponta Embrapa

A expansão ocorreria sem desmatamento, aproveitando a conversão de pastagens degradadas e áreas subtilizadas

Saiba qual o animal brasileiro é imune ao veneno de cobras

Sustentabilidade

Saiba qual o animal brasileiro é imune ao veneno de cobras

Marsupial brasileiro possui imunidade ao veneno de cobras, atuando como predador natural e reduzindo riscos nas propriedades rurais

STF debaterá política ambiental de São Paulo em audiência pública

Sustentabilidade

STF debaterá política ambiental de São Paulo em audiência pública

Audiência pública vem após ação que questiona extinção de instituições públicas com produção científica voltada à preservação ambiental

Brasil lança calculadora de emissões de gases do efeito estufa na pecuária

Sustentabilidade

Brasil lança calculadora de emissões de gases do efeito estufa na pecuária

Ferramenta será utilizada para contabilizar emissões a partir de rejeitos sólidos, mas pode ser expandida para outras atividades

PUBLICIDADE

Sustentabilidade

Conheça a fruta da Mata Atlântica que quase desapareceu

Símbolo da Mata Atlântica, o cambuci, travou uma batalha contra a extinção, mas agora se reergue como exemplo de conservação e oportunidade

Sustentabilidade

560 produtores firmam acordos para recuperar áreas degradadas em MT 

Termos de compromisso assinados no 1º semestre preveem restauração de 8,5 mil hectares de reserva legal e preservação permanente

Sustentabilidade

China pode exigir regra ambiental da UE para carne

UE determina que produtos como carne e café só podem entrar no bloco se comprovarem não ter origem em desmatamentos

Sustentabilidade

Fenasucro & Agrocana tem expectativa de superar R$ 10,7 bi em negócios

Feira é considerada a maior do mundo com foco em tecnologia, insumos e serviços voltados ao setor de bioenergia

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.