X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

BNDES começa a negar crédito para clientes com embargo por desmatamento ilegal

Medida passou a valer a partir do dia 10 de março, para operações na modalidade indireta automática

A partir de agora, proprietários rurais de imóveis com embargo ambiental não conseguirão contratar financiamentos com recursos do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A regra vale mesmo para imóveis que não estão diretamente associados ao financiamento. Em 2023, o BNDES liberou R$ 41,5 bilhões em crédito para o setor agropecuário.

A medida abrange as operações de crédito realizadas na modalidade indireta automática, que são contratadas por meio da rede de quase 80 agentes credenciados do BNDES. Mais de 90% dos valores são liberados por essa modalidade. 

A norma foi comunicada em dezembro do ano passado. Em nota, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que ela “blinda ainda mais o BNDES e bancos parceiros de conceder crédito para desmatadores ilegais e é positiva para a grande maioria de produtores rurais que atuam dentro da  lei”.

Caso o embargo ambiental ocorra após a contratação de crédito, o Banco poderá vencer a operação antecipadamente se o cliente não apresentar documentos que comprovem a adoção de medidas para regularizar a situação. Os embargos são emitidos pelo Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. 

Categorias: Sustentabilidade
Tags: BNDES, embargo ambiental, financiamento agrícola, IBAMA

Matérias relacionadas