Pecuária

Setembro registra o maior volume exportado de carne suína em um mês

Vendas para Filipinas quase dobraram; Japão, Vietnã e México também aumentaram compras

Mais de 151,6 mil toneladas de carne suína brasileira, in natura e processadas, foram vendidas ao exterior no mês de setembro. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), esse é o maior volume mensal exportado. 

Em relação ao mês de setembro do ano passado, o aumento foi de 25,9%. Assim como o volume, o valor obtido com as negociações também foi recorde, de acordo com a entidade. A soma foi de US$ 368,4 milhões, um crescimento de 29,9% no comparativo ao mesmo período do ano passado. 

Entre os destinos, os principais foram:

“Embora seja o principal destino, as Filipinas não são o único impulsionador da forte demanda pelo produto brasileiro, que cresce em taxas significativamente elevadas em mercados estratégicos. A tendência é de continuidade da demanda, com o fechamento do ano com resultados recordes”, disse em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin. 

Santa Catarina continua sendo o principal estado exportador. Em setembro, foram 72,7 mil toneladas (+17,4%). Rio Grande do Sul (35,7 mil toneladas), Paraná (25,3 mil toneladas), Mato Grosso (3,9 mil toneladas) e Minas Gerais (2,9 mil toneladas) completam a lista. 

Embarques registram alta de 13,2% no ano

A ABPA também divulgou os números das exportações entre janeiro e setembro deste ano. No acumulado, o crescimento é de 13,2% no comparativo com igual período do ano passado. Ao todo foram 1,12 milhão de toneladas embarcadas. No faturamento, o crescimento é ainda maior. O aumento é de 24,6%. A receita somada desses meses supera os US$ 2,7 bilhões.