PUBLICIDADE

Inovação

Variedade de arroz para solos secos é novidade da Embrapa e Basf

Com a promessa de revolucionar a rizicultura nacional, nova cultivar chega para expandir o plantio em regiões de baixa umidade, como Goiás

Nome Colunistas

Sabrina Nascimento

29/10/2024 - 08:00

Foto: Variedade BRS A504 CL combina melhoramento genético da Embrapa com tecnologia da BASF | Divulgação
Foto: Variedade BRS A504 CL combina melhoramento genético da Embrapa com tecnologia da BASF | Divulgação

Uma nova variedade de arroz para regiões de solo mais seco, como o estado de Goiás, já está disponível aos produtores. Essa inovação é fruto da parceria entre a Embrapa Arroz e Feijão e a BASF Soluções para Agricultura.

A nova cultivar — BRS A504 CL — é adaptada a terras altas e promete diversificar a produção do cereal no Brasil. Atualmente, o Rio Grande do Sul é responsável por 70% do abastecimento nacional. 

O melhoramento genético da Embrapa e a tecnologia Sistema de Produção Clearfield®, desenvolvida pela multinacional alemã, apresenta resistência a herbicidas do grupo das imidazolinonas, que atuam no controle de ervas daninhas. Com isso, espera-se que a nova cultivar ofereça um rendimento maior em relação à média obtida em Goiás durante a safra 2023/24, com teto produtivo de 8,1 quilos por hectare. Na última safra, o estado produziu 4,7 quilos por hectare, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). 

“Temos uma meta ambiciosa que é tornar Goiás autossuficiente na produção de arroz”, disse em nota Rodrigo Sérgio e Silva, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão. “Por isso, nos unimos à BASF para trazer mais competitividade ao mercado por meio de uma variedade adaptada a terras altas, sem abrir mão da sustentabilidade e produtividade no campo”, completa.

Outra vantagem da variedade BRS A504 CL é a tecnologia stay green, que mantém as plantas verdes durante a colheita. Assim, o produtor tem mais tempo para retirar o produto do campo. 

PUBLICIDADE

Além do mais, a BRS A504 CL pode ser utilizada em sistemas de rotação de culturas e até mesmo em pivôs de irrigação. Só em Goiás, por exemplo, existem 313 mil hectares de pivô disponíveis, conforme a Embrapa.

Para a indústria, a cultivar oferece um potencial de 65% de rendimento dos grãos durante o beneficiamento, permitindo que a maior parte da colheita chegue inteira ao empacotamento.

“Junto com a Embrapa, estamos dando mais um passo para revolucionar rizicultura brasileira, oferecendo uma variedade que atende os produtores que enfrentam desafios de menor disponibilidade hídrica ao mesmo tempo que traz mais segurança no manejo de pragas nas lavouras”, afirma Graziela Morais, gerente de marketing cultivos e portfólio da BASF Soluções para Agricultura.

Somente no último ano, a BASF Soluções para Agricultura investiu € 900 milhões para o desenvolvimento de ideias inovadoras com desenvolvimento prático no campo. No mesmo período, a área gerou vendas de € 10,1 bilhões.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Ministério da Agricultura lança plataforma para integrar investidores e startups 

Inovação

Ministério da Agricultura lança plataforma para integrar investidores e startups 

Ao todo, 15 Estados já assinaram um protocolo de intenções para participar da ferramenta que pretende ser uma vitrine de inovações

Como a tecnologia ajuda na semeadura de inverno

CONTEÚDO PATROCINADO

Como a tecnologia ajuda na semeadura de inverno

As culturas de inverno enfrentam variações de temperatura e umidade, além da palhada. A semeadora SKADI, com seu sistema pantográfico individual, garante a profundidade ideal da semente e a uniformidade da lavoura, superando as adversidades climáticas

Descubra a melhor forma de realizar o plantio nas culturas de verão

CONTEÚDO PATROCINADO

Descubra a melhor forma de realizar o plantio nas culturas de verão

Estudos da Embrapa comprovam que o espaçamento desigual das sementes compromete o potencial produtivo. Descubra como a semeadora SPE TOPLINE FLEX AIR, com seu sistema pantográfico, garante uniformidade e maximiza a rentabilidade das culturas de verão.

Saiba como a semeadura dos grãos pode ser melhor realizada

CONTEÚDO PATROCINADO

Saiba como a semeadura dos grãos pode ser melhor realizada

A irregularidade na semeadura causa perdas de produtividade, como aponta a Pesquisa Agropecuária Tropical (PAT). Conheça a DONNA, a semeadora pantográfica que garante uniformidade e otimiza a janela agronômica mesmo em solos úmidos

PUBLICIDADE

Inovação

Embrapa combina IA e sensores para identificar lagarta-do-cartucho no milho

Nova tecnologia detecta lagarta-do-cartucho no milho com mais precisão e evita perdas de até 70% da produção

Inovação

Tecnologia brasileira monitora remotamente uso de água e crescimento de florestas

Solução desenvolvida pelo Instituto Senai em parceria com a startup Agroambiência usa microeletrônica e tem nível alto de precisão

CONTEÚDO PATROCINADO

Aumente a eficiência no campo com o pulverizador ideal

Equipado com motor de 190cv, tanques versáteis e tecnologias como GPS e piloto automático, o Pulverizador Baldan Avola otimiza rotas e elimina sobreposições, garantindo aplicação exata em qualquer terreno

Inovação

Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura

Levantamento identificou seis áreas de pesquisa, lacunas em culturas básicas e crescimento previsto em práticas sustentáveis até 2030

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.