“Falta de conectividade atrapalha decisões em temo real”, diz especialista; internet alcança 24% da área plantada no Brasil
Mesmo com tecnologia e conectividade, o produtor rural precisa de pessoal para executar as soluções. “O produtor não consegue produzir sem gente. O robô precisa de gente”, pontuou Emerson Crepaldi, diretor de Operações da Solinftec para Brasil e América Latina. Ele participou do painel “Fazendas Conectadas e Inteligentes”, no Estadão Summit Agro, nesta quarta-feira, 13, em São Paulo, evento que discute os desafios do setor.
Para Artur Yabe Milanez, gerente do Departamento do Complexo Agroalimentar e de Biocombustível do BNDES, a agricultura familiar é um gargalo na questão da conectividade. “Precisamos criar modelos de negócios mais interessantes”, afirmou.
Hoje, o Brasil tem 24% de área plantada com conectividade. “A falta de conectividade impede que se faça gestão de máquinas e agronômica em tempo real. Acaba atrapalhando as decisões em tempo real”, avaliou Eduardo Penha, diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para América Latina.
Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da Tim Brasil, afirmou que a empresa levou internet para 18 milhões de hectares de áreas produtivas. “É bastante considerável, mas ainda está aquém dos 60, 70 milhões [de hectares] de área produtiva que temos hoje”, pontuou.
Entre os participantes do painel, há um consenso em relação ao uso da Inteligência Artificial (IA). “Quando tem muitos dados, como é o caso do Agro, a Inteligência Artificial é mandatória”, destacou Alexandre Dal Forno. “Como você vai analisar em tempo real as informações de dezenas de máquinas trabalhando?”, questionou.
Com isso o produtor rural vê o uso de IA como oportunidade, e não como risco. O executivo da Case avalia que tanto os pequenos, médios e grandes agricultores já entenderam que precisam da tecnologia. “O que temos visto nesses anos com IA é que o produtor aprende a usar, usa muito rápido e não vê como risco”, declarou Eduardo Penha.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.