PUBLICIDADE

Inovação

Simulador de deriva capacita produtores para aplicar defensivos

Ferramenta simula diferentes condições de aplicação, como direção do vento, tipos de pontas de pulverização e tamanho das gotas

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Guaxupé (MG) | paloma.custodio@estadao.com

15/05/2025 - 08:00

Foto: Corteva/Divulgação
Foto: Corteva/Divulgação

Diante de novos prejuízos causados pela deriva de herbicidas hormonais, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou uma subcomissão para tratar sobre o uso desses produtos nas cadeias produtivas do estado. A medida, tomada em abril, atende a uma demanda do setor agrícola gaúcho.

Neste cenário, a empresa Corteva Agriscience tem promovido treinamentos com um simulador de deriva para capacitar os produtores sobre o uso correto de defensivos agrícolas. Só em 2024, a área de Boas Práticas Agrícolas da empresa, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, no centro-sul paulista, capacitou mais de 5.500 profissionais de todo o Brasil. 

CONTEÚDO PATROCINADO

Ao Agro Estadão, o coordenador de Boas Práticas Agrícolas da Corteva Agriscience, Jair Francisco Maggioni, explicou que o simulador de deriva é uma ferramenta que demonstra, na prática, as diferentes condições para aplicação de defensivos na lavoura, como vento, tipos de pontas de pulverização, tamanho e categorias das gotas. Dessa forma, o equipamento ajuda a identificar e corrigir antecipadamente eventualidades que ocorram na aplicação. 

“O simulador leva conhecimento sobre a escolha correta das pontas de pulverização para gerar gotas do tamanho ideal para cada condição de aplicação; a importância de respeitar as condições climáticas, como temperatura, umidade do ar e, principalmente, vento, para o defensivo atingir o alvo desejado e não causar deriva; e a necessidade de seguir tanto as orientações da bula específica de cada produto quanto as regulamentações legais de aplicação”, ressalta o coordenador.

Capacitação no campo

Simulador de deriva
Foto: Corteva/Divulgação

O produtor rural, Leandro José Schons, participou do treinamento com o simulador de deriva no início deste ano, na estação da Cotrijal em Victor Graeff, no norte do Rio Grande do Sul. Para ele, a capacitação foi essencial, já que ele utiliza herbicidas hormonais em suas lavouras de soja e milho.

PUBLICIDADE

“O treinamento foi muito bom. Primeiro, eles explicaram na teoria como tudo funciona. Depois mostraram o bico de pulverização e alguns exemplares explodidos. E depois vimos na prática o simulador funcionando com água, claro. Como a deriva atinge as plantações, o que cada bico faz”, detalhou à reportagem.

Outro aprendizado destacado pelo produtor foi o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Aprendi que existe uma ordem cronológica para colocar os EPIs. Antes, colocávamos tudo de uma vez, sem seguir uma sequência. Mas agora sei que há uma forma correta de colocar e retirar cada item. Eu não sabia disso”, ressalta.

Além disso, os técnicos da Corteva orientaram os produtores sobre a correta manutenção dos equipamentos utilizados na aplicação dos herbicidas hormonais.

Uso educativo

Segundo Jair Maggioni, o simulador de deriva não é comercializado. O equipamento foi desenvolvido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Fepaf), em Botucatu.

“Ele é utilizado exclusivamente nos treinamentos e capacitações promovidos pela área de Boas Práticas Agrícolas da Corteva, estando presente em feiras agrícolas — como foi o caso da Expodireto — das quais a empresa participa e nos treinamentos itinerantes realizados em todo o Brasil”, afirma.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Manual do irrigante: conheça o guia para quem quer irrigar com precisão e produtividade

CONTEÚDO PATROCINADO

Manual do irrigante: conheça o guia para quem quer irrigar com precisão e produtividade

Desenvolvido pelos especialistas da Netafim, o manual reúne fundamentos essenciais no processo de se tornar um irrigante no Brasil

CB Bioenergia recebe licença para operar usina de etanol de trigo no RS

Inovação

CB Bioenergia recebe licença para operar usina de etanol de trigo no RS

Com 150 mil metros quadrados, usina tem capacidade produtiva mensal de mais de 1,3 milhão de litros de etanol hidratado e 1,14 milhão de álcool neutro

Pesquisa descobre fungo com ação superior a herbicidas como glifosato

Inovação

Pesquisa descobre fungo com ação superior a herbicidas como glifosato

Substância inédita isolada do fungo Fusarium demonstra potente ação herbicida e antifúngica 

Cana: IAC lança duas novas variedades para o Centro-Sul

Inovação

Cana: IAC lança duas novas variedades para o Centro-Sul

Alta produtividade e resistência são destaques das variedades para cultivo mecanizado

PUBLICIDADE

Inovação

Baldan conclui primeira venda com criptomoedas e inaugura nova fase digital

Empresa prevê movimentar até R$ 1 milhão mensais em operações com criptoativos e fortalece relações comerciais no exterior

Inovação

Tecnologia da soja ganha nova função em florestas

Pesquisadores da Embrapa desenvolvem inoculante capaz de ajudar na restauração de solos degradados

Inovação

Conheça os tratores premiados na Agritechnica, na Alemanha

Referência mundial, prêmio destaca tendências em conectividade, inteligência embarcada e sustentabilidade que em breve chegarão ao campo

CONTEÚDO PATROCINADO

Inovação biotecnológica transforma o manejo agrícola no Brasil

Totalmente produzido no País, o Fortivance combina ciência e tecnologia para otimizar o uso de inseticidas

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.