Inovação
Embrapa lança novas variedades de soja mais produtivas
Os lançamentos prometem sementes mais resistentes a doenças comuns e com melhor manejo de plantio
Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com
07/02/2024 - 14:36
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lança durante a feira Show Rural Coopavel, que ocorre até 09 de fevereiro, em Cascavel (PR), duas novas variedades de soja. As cultivares prometem ser mais produtivas e resistentes, de acordo com a empresa de tecnologia. As novas variedades de soja nasceram de uma parceria entre a entidade de pesquisa e a Fundação Meridional.
Se trata da BRS 1056IPRO e da BRS 1064IPRO. Ambas se destacam pela alta produtividade. Segundo o pesquisador da Embrapa, Carlos Lásaro Melo, somente a BRS 1064IPRO demonstrou um “ganho produtivo de 6,8% acima da média das principais cultivares padrões de mercado”.
Outra qualidade observada é a resistência ao herbicida glifosato. Essa característica ajuda no combate a plantas daninhas. As modificações genéticas também dão resistência à soja contra alguns tipos de lagartas a partir do gene Bt cry1Ac.
Nova variedade de soja antecipa plantio
A BRS 1056IPRO possibilita o “plantio antecipado, que permite a sua inserção no sistema de rotação ou sucessão com outras culturas, nas regiões ou sistemas de produção que demandam essa semeadura antecipada”, explicou Melo ao Agro Estadão.
Henrique Menarim, responsável técnico da Menarim Sementes, acompanhou o plantio dessa cultivar em Ventania (PR). Ele destacou que a nova variedade é indicada para regiões produtoras acima de 600 metros de altura e tem a vantagem de oportunizar a segunda safra.
“O pessoal que fez o plantio entre final de setembro e início de outubro pegou muitas condições adversas durante o ciclo, muitos períodos de estiagem, principalmente em dezembro, com altas temperaturas. E esse material se destacou em relação à concorrência, produzindo em torno de 20% a 30% a mais que materiais de mesmo ciclo”, completou Menarim.
A nova semente de soja apresenta ainda resistência a doenças frequentes como a podridão parda da haste e a podridão radicular de Phytophthora. A cultivar BRS 1056IPRO é mais indicada para os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e está disponível para compra em lojas especializadas no estado paranaense e nos municípios de Campos Novos (SC), São Carlos (SP) e Chapada (RS).
Janela de semeadura mais adaptável
A BRS 1064IPRO tem como traço a versatilidade na hora da semeadura. A janela de plantio é mais ampla e adaptável, além de um bom desempenho na abertura de plantio, o que é interessante para produtores de milho segunda safra.
O agricultor do distrito de Warta, em Londrina (PR), Geraldo Braga, plantou em 2022 como teste e em 2023 já para a comercialização. Ele notou que a nova cultivar tem tolerância a adversidades climáticas.
“O que a gente notou é que ela pegou um florescimento, começando a encher grão, justamente na época daquele veranico, e percebemos que ela não teve tantos danos por causa da seca. Ela aguentou, por ser uma variedade não tão longa, meio precoce, ela teve uma boa resistência ao estresse hídrico”, afirmou o produtor.
A nova semente também tem resistência à podridão radicular e ao acamamento, ou seja, não caem facilmente com ventos e chuvas. Além disso, ela possui resistência aos nematoides de galha e de cisto.
E é indicada para os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e a região sudoeste de Goiás, onde esses problemas e doenças são mais comuns. A BRS 1064IPRO também já pode ser adquirida por lojas especializadas no estado do Paraná e na cidade de Ponta Porã (MS).
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Como a Inteligência Artificial tem ajudado o produtor a ganhar mais
2
Aplicativo simula espalhamento de febre aftosa no RS
3
100 mil hectares de soja na palma da mão: como uma fazenda no interior do Piauí mudou a produção com conectividade
4
Embrapa desenvolve novas cultivares de porta-enxertos de maracujá resistentes à fusariose
5
CES 2025: John Deere escala tecnologia e lança novas máquinas autônomas
6
CTC receberá R$ 72,6 milhões em investimentos da Finep
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
CTC receberá R$ 72,6 milhões em investimentos da Finep
Recursos serão investidos em três projetos principais, com destaque para a construção da planta demonstrativa de sementes
Inovação
100 mil hectares de soja na palma da mão: como uma fazenda no interior do Piauí mudou a produção com conectividade
Cooperativas são peça importante para ampliar conectividade; mercado de máquinas vê nicho de '"máquinas inteligentes" como promissor
Inovação
CES 2025: John Deere escala tecnologia e lança novas máquinas autônomas
Com inteligência artificial e visão computacional, novos equipamentos prometem mais eficiência, sustentabilidade e produtividade no campo
Inovação
Como a Inteligência Artificial tem ajudado o produtor a ganhar mais
Fazendas da Sierentz têm adotado Inteligência Artificial e testes respondem quem acerta mais: IA ou agrônomos?
Inovação
Embrapa desenvolve novas cultivares de porta-enxertos de maracujá resistentes à fusariose
BRS Terra Nova e BRS Terra Boa foram validadas no norte de Mato Grosso, onde a fusariose devastou os pés de maracujá a partir de 2008
Inovação
Aplicativo simula espalhamento de febre aftosa no RS
Análises fornecem subsídios para Serviço de Vigilância decidir o protocolo mais adequado para contenção viral
Inovação
Sistema Antecipe aumenta produtividade do milho safrinha em 287% no Tocantins
Tecnologia da Embrapa reduz risco em caso de janelas curtas de plantio de milho segunda safra
Inovação
Nova fronteira tecnológica do Agro: como a computação quântica pode ajudar?
Embrapa faz primeiro trabalho sobre computação quântica voltado para agropecuária brasileira