Inovação

Embrapa lança novas variedades de soja mais produtivas

Os lançamentos prometem sementes mais resistentes a doenças comuns e com melhor manejo de plantio

3 minutos de leitura

07/02/2024

Por: Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com

Plantação teste da nova variedade de soja BRS 1064IPRO
Novas cultivares já estão disponíveis para compra. Foto: Embrapa/Divulgação

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lança durante a feira Show Rural Coopavel, que ocorre até 09 de fevereiro, em Cascavel (PR), duas novas variedades de soja. As cultivares prometem ser mais produtivas e resistentes, de acordo com a empresa de tecnologia. As novas variedades de soja nasceram de uma parceria entre a entidade de pesquisa e a Fundação Meridional.

Se trata da BRS 1056IPRO e da BRS 1064IPRO. Ambas se destacam pela alta produtividade. Segundo o pesquisador da Embrapa, Carlos Lásaro Melo, somente a BRS 1064IPRO demonstrou um “ganho produtivo de 6,8% acima da média das principais cultivares padrões de mercado”. 

Outra qualidade observada é a resistência ao herbicida glifosato. Essa característica ajuda no combate a plantas daninhas. As modificações genéticas também dão resistência à soja contra alguns tipos de lagartas a partir do gene Bt cry1Ac. 

Variedade BRS 1056IPRO oportuniza a segunda safra para produtores. Foto: Henrique Menarim/Arquivo Pessoal

Nova variedade de soja antecipa plantio 

A BRS 1056IPRO possibilita o “plantio antecipado, que permite a sua inserção no sistema de rotação ou sucessão com outras culturas, nas regiões ou sistemas de produção que demandam essa semeadura antecipada”, explicou Melo ao Agro Estadão.

Henrique Menarim, responsável técnico da Menarim Sementes, acompanhou o plantio dessa cultivar em Ventania (PR). Ele destacou que a nova variedade é indicada para regiões produtoras acima de 600 metros de altura e tem a vantagem de oportunizar a segunda safra. 

“O pessoal que fez o plantio entre final de setembro e início de outubro pegou muitas condições adversas durante o ciclo, muitos períodos de estiagem, principalmente em dezembro, com altas temperaturas. E esse material se destacou em relação à concorrência, produzindo em torno de 20% a 30% a mais que materiais de mesmo ciclo”, completou Menarim.

A nova semente de soja apresenta ainda resistência a doenças frequentes como a podridão parda da haste e a podridão radicular de Phytophthora. A cultivar BRS 1056IPRO é mais indicada para os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e está disponível para compra em lojas especializadas no estado paranaense e nos municípios de Campos Novos (SC), São Carlos (SP) e Chapada (RS). 

BRS 1064IPRO apresentou produtividade alta. Foto: Geraldo Braga/Arquivo Pessoal

Janela de semeadura mais adaptável

A BRS 1064IPRO tem como traço a versatilidade na hora da semeadura. A janela de plantio é mais ampla e adaptável, além de um bom desempenho na abertura de plantio, o que é interessante para produtores de milho segunda safra. 

O agricultor do distrito de Warta, em Londrina (PR), Geraldo Braga, plantou em 2022 como teste e em 2023 já para a comercialização. Ele notou que a nova cultivar tem tolerância a adversidades climáticas. 

“O que a gente notou é que ela pegou um florescimento, começando a encher grão, justamente na época daquele veranico, e percebemos que ela não teve tantos danos por causa da seca. Ela aguentou, por ser uma variedade não tão longa, meio precoce, ela teve uma boa resistência ao estresse hídrico”, afirmou o produtor. 

A nova semente também tem resistência à podridão radicular e ao acamamento, ou seja, não caem facilmente com ventos e chuvas. Além disso, ela possui resistência aos nematoides de galha e de cisto.

E é indicada para os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e a região sudoeste de Goiás, onde esses problemas e doenças são mais comuns. A BRS 1064IPRO também já pode ser adquirida por lojas especializadas no estado do Paraná e na cidade de Ponta Porã (MS). 

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Inovação

1

Multinacional CMPC terá núcleo de inovação na PUC do Rio Grande do Sul

Multinacional CMPC terá núcleo de inovação na PUC do Rio Grande do Sul
2

Syngenta foca em biológicos, une estruturas e lança produto inédito para a soja

Syngenta foca em biológicos, une estruturas e lança produto inédito para a soja
3

Conectividade no campo: só 37% das propriedades rurais tem cobertura 4G de internet

Conectividade no campo: só 37% das propriedades rurais tem cobertura 4G de internet
4

Embrapa lança ferramenta para auxiliar na produção de peixe pirarucu

Embrapa lança ferramenta para auxiliar na produção de peixe pirarucu

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas