Inovação

BRS Coleiro: Embrapa lança nova cultivar de trigo com alta produtividade para SP, SC e PR

Cereal também apresenta boa qualidade para setor industrial, garantindo classificação comercial de melhorador

Alta produtividade e boa tolerância ao acamamento são algumas das características da variedade de trigo BRS Coleiro. A novidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está prevista para ser lançada na próxima sexta, 9, no Dia de Campo de Inverno na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná). A cultivar é um trabalho feito em parceria com a Fundação Meridional e apresentou uma produtividade elevada no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, estados em que o plantio é indicado.

Qual a produtividade da BRS Coleiro?

Os testes foram feitos nas últimas três safras e demonstraram resultados superiores às médias desses estados (veja imagem abaixo). No Paraná, a produtividade na safra 2023 indicada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi de 2.560 quilos por hectare. Nas três regiões (1, 2 e 3) paranaenses em que a nova cultivar é indicada as médias foram de 4.922, 5.624 e 4.083 quilos por hectare. 

Em Santa Catarina, nas duas regiões (1 e 2) de indicação dentro do estado,as médias obtidas foram de 6.959 e 4.468 quilos por hectare, enquanto a média do estado na safra passada foi de 2.150 quilos. Produtividade grande também em São Paulo, que tem uma média estadual de 3.050 quilos por hectare. A BRS Coleiro alcançou 5.555 quilos por hectare na região 2 paulista. 

Imagem: Embrapa

“Esperamos fomentar o cultivo e a comercialização dessa cultivar para os diferentes sistemas de produção de inverno nas regiões recomendadas. […] Esses números reforçam o excelente potencial produtivo desse lançamento. A BRS Coleiro foi desenvolvida para favorecer os produtores que querem produtividades elevadas a campo”, reforça Manoel Carlos Bassoi, pesquisador da Embrapa Soja, responsável pelo desenvolvimento da nova cultivar.

Como a nova variedade de trigo se comporta no campo?

De porte médio (95 centímetros), a cultivar é de ampla adaptabilidade e tem estabilidade de rendimento de grãos nas regiões indicadas. Tem um ciclo médio para espigamento de aproximadamente 64 dias e um ciclo precoce de maturação fisiológica de 11 dias. Segundo a Embrapa, isso oferece mais flexibilidade na janela de semeadura e do planejamento na rotação de culturas com a soja. 

Confira a publicação oficial da Embrapa sobre o trigo BRS Coleiro

Como é o grão da BRS Coleiro?

O pesquisador indica que são grãos de grande qualidade e tem como características:

Desempenho contra doenças

A Embrapa também aponta que a nova variedade de trigo oferece uma melhor resistência a doenças e condições adversas nas lavouras. Entre elas, o pesquisador Bassoi destaca:

Como comprar a semente?

Os produtores interessados em adquirir a semente da BRS Coleiro podem entrar em contato com a Fundação Meridional através do site ou do telefone (43) 99923-2602.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.