PUBLICIDADE

Inovação

Agricultura digital: Basf apresenta resultados de testes e lança soluções para grãos e cana alta

Uma das ferramentas apresentou 40% de economia nos custos operacionais de análise de solo; solução para cana-de-açúcar indicou otimização de 90% nos insumos 

Nome Colunistas

Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

11/05/2024 - 15:00

Foto: Basf/Divulgação
Foto: Basf/Divulgação

O Mapeamento Digital de Plantas Daninhas que já existe para soja e algodão, agora também é feito em cana-de-açúcar. A atualização da ferramenta do xarvio, a marca global de agricultura digital da Basf, traz como resultado dos testes em campos um índice de otimização do uso de insumos que impressiona. “A gente consegue alcançar até 97% de redução no uso de herbicidas. O agricultor já sabe a quantidade de produto que precisa antes de começar a aplicação”, conta Davi Kohntopp, pesquisador de produtos digitais do xarvio.   

Ao Agro Estadão, o pesquisador explica que a ferramenta é indicada para lavouras com cana alta, a partir de 1,60m ou quando o canavial começa a fechar e, de cima, não é mais possível ver o solo. A imagem em alta resolução captada por drone é inserida na plataforma que faz a leitura de onde as plantas daninhas estão. Isso em tempo recorde. 

“Do sobrevoo à entrega dos mapas leva até 48 horas, mas dependendo do tamanho do talhão, conseguimos entregar em 8 horas – um talhão de 200 hectares, por exemplo”, explica Kohntopp. Além de proporcionar economia de tempo, a solução ajuda a economizar em equipe – pois o trabalho que é feito pelo drone teria de ser feito por um time a campo. 

A partir daí, as informações são inseridas na máquina para pulverização do produto exatamente no ponto que a tecnologia indica. Para isso, a máquina precisa ter tecnologia embarcada de leitura de mapas, algo que a maioria dos equipamentos usados para pulverização já possuem. 

Semeadura em taxa variável aumentou produtividade 

Para lavouras de soja, milho e algodão, o xarvio trouxe ao mercado a ferramenta de Semeadura em Taxa Variável. A análise dos talhões é feita por imagens de satélite, indicando quais pontos têm potencial de render maior produtividade. O pesquisador em produtos digitais da empresa diz que essa é uma boa forma de começar com práticas de agricultura digital. 

PUBLICIDADE
homem com drone em lavoura
Foto: Basf/Divulgação

“A semente é a que o produtor tem, a ferramenta apenas otimiza o potencial produtivo ao racionalizar a distribuição dessa semente no talhão, colocando mais onde teria condição de maior produtividade e reduzindo custo em lugares que o talhão não teria tanta capacidade de expressar o potencial da semente”, explica Kohntopp

A ferramenta foi usada em plantações de algodão (MT e BA), soja (MT, MS, GO, PR, SC, RS,TO, BA,MA e PI) e milho (PR, MS, MT, GO e MG). A produtividade da safra 23/24 em relação à safra 21/21 aumentou 2,2% na soja, 5,4% no milho e 2,4% no algodão.  

Análise de solo mais rápida e econômica com agricultura digital

Com uso de inteligência artificial, os custos com amostragem caem e a agilidade na obtenção do resultado aumenta, segundo a marca. “Através da técnica de agricultura digital, o número de amostras coletadas reduz em até 40% e, de uma maneira muito rápida, o agricultor tem acesso às necessidades de adubação, correção de solo, fertilidade ou nutrição”, analisa Davi Kohntopp.

Os dados divulgados sobre o uso da ferramenta mostram aumento na produtividade de 4,3% no cultivo de milho e de 1,18% no cultivo de soja, em comparação com o método de adubação tradicional. 

duas mulhers analisam dados no computador e drone aparece na frente
Foto: Basf/Divulgação

O coordenador de Tecnologia Agrícola do Campo Digital Coopercitrus, que tem 38 mil cooperados, avalia o uso da plataforma que inclui as tecnologias de análise do solo e gestão nutricional dos talhões.

“Eu posso atender centenas ou milhares de cooperados ao mesmo tempo, com a mesma segurança em características agronômicas, a mesma precisão no campo”, afirma Paulo Eduardo Compachiari ao Agro Estadão. “Entrega de maneira muito simples, rápida e precisa as análises que são de interesse de qualquer produtor nas várias culturas”, completa.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Embrapa combina IA e sensores para identificar lagarta-do-cartucho no milho

Inovação

Embrapa combina IA e sensores para identificar lagarta-do-cartucho no milho

Nova tecnologia detecta lagarta-do-cartucho no milho com mais precisão e evita perdas de até 70% da produção

Tecnologia brasileira monitora remotamente uso de água e crescimento de florestas

Inovação

Tecnologia brasileira monitora remotamente uso de água e crescimento de florestas

Solução desenvolvida pelo Instituto Senai em parceria com a startup Agroambiência usa microeletrônica e tem nível alto de precisão

Aumente a eficiência no campo com o pulverizador ideal

CONTEÚDO PATROCINADO

Aumente a eficiência no campo com o pulverizador ideal

Equipado com motor de 190cv, tanques versáteis e tecnologias como GPS e piloto automático, o Pulverizador Baldan Avola otimiza rotas e elimina sobreposições, garantindo aplicação exata em qualquer terreno

Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura

Inovação

Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura

Levantamento identificou seis áreas de pesquisa, lacunas em culturas básicas e crescimento previsto em práticas sustentáveis até 2030

PUBLICIDADE

Inovação

Biológico com concentração multiplicada por 10 promete facilidades aos produtores

Produto será lançado em 2026 pela Corteva com a expectativa de otimizar logística, transporte e reduzir o número de embalagens na lavoura

Inovação

NetZero investe R$ 15 mi em 1ª fábrica de biochar a partir da cana no Brasil

Com inauguração prevista para fevereiro de 2026, a fábrica., localizada em Campina Verde (MG), terá capacidade de 4 mil toneladas anuais

Inovação

Startup brasileira é finalista em desafio global de uso da água

Agtech apresenta tecnologia que promove mais produtividade e qualidade nutricional nas lavouras

Inovação

Expedição vai mapear produtividade das florestas brasileiras

De setembro a novembro, equipes vão percorrer 14 estados em busca de dados inéditos sobre o setor

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.