Gente
Georreferenciamento será exigido para imóveis rurais de até 25 ha
Falta do procedimento impede transferência de imóvel, financiamento rural e pode afetar cálculo do ITR

Paloma Custódio | Guaxupé (MG) | paloma.custodio@estadao.com
16/04/2025 - 08:00

A partir de 20 de novembro de 2025, todos os imóveis rurais com menos de 25 hectares deverão realizar o georreferenciamento em casos de desmembramento, parcelamento, remembramento, partilha ou qualquer outra forma de transferência de propriedade.
A obrigatoriedade segue os prazos escalonados estabelecidos pela Lei nº 10.267/2001 e pelo Decreto nº 4.449/2002, que definem a exigência do procedimento de acordo com o tamanho do imóvel. Desde novembro de 2023, por exemplo, o georreferenciamento já é exigido para propriedades com área entre 25 e 100 hectares.
O georreferenciamento é o procedimento realizado por um técnico credenciado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para definir as características do imóvel, como tamanho, limite e coordenadas geográficas.
“Ele define a composição do que é área produtiva, o que são áreas imprestáveis para produção e áreas de preservação ambiental, de forma que essas características auxiliam na mensuração correta do valor devido a título de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR)”, explicou à reportagem o advogado tributarista e sócio da João Domingos Advogados, Luciano Faria.
Como é feito o georreferenciamento?
O especialista em direito ambiental, Victor Alencar, explica que o georreferenciamento pode ser feito por engenheiros agrimensores, cartógrafos, arquitetos e urbanistas ou topógrafos. Esses profissionais percorrem o imóvel utilizando equipamentos de alta precisão para determinar as coordenadas geográficas que definem seus limites, forma, localização e, consequentemente, possibilitam o cálculo exato da área. “O aparelho utilizado para o georreferenciamento possui precisão muito maior que o GPS convencional utilizado para navegação”, disse ao Agro Estadão.
A conclusão do trabalho será submetida ao Incra. O órgão é responsável pelo Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), uma plataforma desenvolvida para receber, validar, organizar, regularizar e disponibilizar as informações georreferenciadas. Após a validação, os dados devem ser registrados na matrícula do imóvel no cartório de registro de imóveis competente.
“Isso traz segurança jurídica para o proprietário ao estabelecer, com maior precisão, os limites do imóvel, prevenindo conflitos agrários e solucionando eventuais sobreposições com propriedades vizinhas”, destaca o especialista.
Segundo Victor Alencar, o custo do serviço prestado por profissionais especializados pode variar significativamente, dependendo da experiência do profissional, da localização do imóvel e da facilidade de acesso à área. “Normalmente, o valor é cobrado proporcionalmente ao tamanho do imóvel”, orienta.
Vale destacar que a lei garante isenção dos custos junto ao Incra para proprietários de imóveis rurais cuja área total não ultrapasse quatro módulos fiscais. O valor de um módulo fiscal varia de acordo com o município, considerando fatores como a atividade econômica predominante, o nível de tecnologia utilizada e a localização da propriedade.
Falta do georreferenciamento impede registro de imóvel e acesso a crédito rural
Ao Agro Estadão, o Incra informou que inexistem penalidades ou multas para quem não fizer o georreferenciamento dentro do prazo. No entanto, não será possível alterar o registro de imóveis da propriedade até que a certificação ocorra.
Victor Alencar detalha que, na ausência do procedimento, “o proprietário fica impedido de proceder com o desmembramento, parcelamento ou remembramento de imóveis”. Além disso, não poderá registrar qualquer tipo de transferência de propriedade rural, inclusive em casos de inventário, com o registro do formal de partilha.
Outro impedimento é o acesso ao crédito imobiliário rural, já que algumas instituições financeiras exigem o georreferenciamento como requisito para a concessão do financiamento. “Em casos de financiamento de projetos agrícolas com a safra dada em garantia, ou de acesso a crédito em que o imóvel é oferecido como garantia, o georreferenciamento proporciona maior segurança jurídica diante de potenciais conflitos fundiários”, explica Alencar.
A ausência do georreferenciamento também pode afetar a declaração e o pagamento do ITR, já que o imposto é calculado proporcionalmente à área do imóvel. “Ao medir corretamente a área produtiva, a área coberta por vegetação nativa, as áreas de preservação permanente e a reserva legal, o proprietário poderá obter um cálculo correto do imposto e dos respectivos abatimentos previstos em lei”, orienta o especialista.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Produtores têm até 30 de setembro para enviar o ITR 2025
2
Prazo para ITR 2025 termina nesta terça-feira; confira dicas
3
Celso Moretti assume presidência do CGIAR e recebe prêmio internacional
4
Fazenda Nova Aliança imprime legado centenário em cada xícara de café
5
Vagas no Agro: inscrições para residência do Senar terminam nesta sexta-feira
6
Agro emprega mais de um quarto da força de trabalho do país

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Gente
Vagas no agro: Raízen abre mais de 120 oportunidades de estágio
Inscrições vão até 2 de novembro para oportunidades em diversas áreas e cidades

Gente
Vagas no Agro: MG tem seleção para dois cursos superiores gratuitos
Oportunidades são para formação presencial em Agropecuária de Precisão, em Pitangui, e Tecnologia de Laticínios, em Juiz de Fora

Gente
Fazenda Nova Aliança imprime legado centenário em cada xícara de café
Conheça a história de Juliana e Flávio, que produzem cafés de baixo carbono, com sustentabilidade que vai além da produção

Gente
Agro emprega mais de um quarto da força de trabalho do país
Número de mulheres no agronegócio sobe e setor atinge novo recorde de empregos
Gente
Prazo para ITR 2025 termina nesta terça-feira; confira dicas
Declaração pode ser feita, inclusive, de forma online pelo site da Receita Federal
Gente
Vagas no Agro: inscrições para residência do Senar terminam nesta sexta-feira
Programa oferece 200 vagas para estudantes recém-formados em 21 estados com bolsas de até R$ 2,5 mil
Gente
Vagas no Agro: IDR-Paraná abre seleção com salários de até R$ 9,4 mil
Inscrições gratuitas começam em 4 de outubro. Há oportunidades para agrônomos, veterinários, engenheiros e técnicos
Gente
Produtores têm até 30 de setembro para enviar o ITR 2025
Declaração é obrigatória para todos os proprietários de imóveis rurais, exceto isentos