Certame disponibiliza 1.027 vagas para pesquisador, analista, técnico e assistente; provas estão marcadas para 23 de março
O prazo de inscrição para o concurso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi prorrogado para o dia 14 de janeiro. As provas objetivas e discursivas devem acontecer no dia 23 de março em todas as capitais do país e nas cidades com unidades da Embrapa. A banca organizadora é o Cebraspe.
O concurso nacional disponibiliza 1.027 vagas divididas entre cargos de assistente, técnico, analista e pesquisador, e estão distribuídas em 189 áreas e subáreas de atuação — chamadas de “opções” no edital. O salário-base pode chegar a R$ 12.814,61 de acordo com o cargo:
No momento da inscrição, é preciso escolher uma “opção”, conjunto formado pelo cargo, área e subárea de preferência do candidato. Se for aprovado, ele será convocado para qualquer unidade da Embrapa com vagas disponíveis de acordo com a opção selecionada. A Embrapa possui Unidades Centrais em sua sede, em Brasília (DF), e 43 Unidades Descentralizadas nas diferentes regiões do Brasil.
Os cargos terão etapas específicas de seleção e o requisito mínimo de formação é:
Haverá vagas para áreas já consolidadas na Embrapa, como advocacia, desenvolvimento humano, entomologia, recursos florestais, transferência de tecnologia, pedologia e melhoramento genético. Mas outras demandas, que surgiram ao longo da última década na empresa em que não houve novos concursos, também serão contempladas, como biologia sintética e ciências ômicas, ciência de dados, instrumentação em fotônica, nanotecnologia, inovação social e governança sustentável (ESG).
Em atendimento a questões legais, o concurso vai destinar 20% de cota por cargo para pessoas pretas ou pardas e 10% das vagas totais do concurso para pessoas com deficiência (PCD). O edital completo com outras informações e a página de inscrição podem ser acessados no site do Cebraspe.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.