Economia

Primeira carga de carne bovina brasileira é enviada ao Vietnã

Mercado foi aberto em março, durante missão oficial ao país asiático

Cerca de uma semana após ter tido a unidade da Friboi de Mozarlândia (GO) habilitada para exportações ao Vietnã, a JBS faz o primeiro embarque de carne bovina para o país do Sudeste Asiático no sábado, 5.

O primeiro-ministro vietnamita Phạm Minh Chính, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, participaram da cerimônia, realizada no Rio de Janeiro. O evento que marcou o primeiro envio de carga ocorreu às vésperas da cúpula dos chefes de Estado do BRICS. O acordo para abastecer os vietnamitas foi assinado em março, durante a missão oficial do Brasil ao país asiático.

“A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira, somada ao intercâmbio com pescados e arroz vietnamitas, mostra que, quando há compromisso entre os países, os resultados acontecem. Seguiremos trabalhando para ampliar essa parceria estratégica e gerar mais oportunidades para os nossos produtores”, afirmou Fávaro.

Os mandatários vietnamita e brasileiro reforçaram o potencial da cooperação dos dois países em setores como agricultura, defesa, esportes, mineração, biocombustíveis e meio ambiente. Lula reafirmou o interesse do Mercosul em abrir uma frente de negociação de acordo comercial com o Vietnã.

Apesar da cerimônia em terras cariocas, a carga de 27 toneladas do corte patinho seguiria seu destino final a partir do Porto de Santos, em São Paulo. 

Em nota, a JBS declarou que “a abertura do mercado vietnamita representa mais do que a entrada em um novo destino comercial: é um movimento estratégico da JBS na Ásia, região com crescente demanda por proteína animal e protagonismo econômico”. Além de Mozarlândia, a unidade da empresa em Goiânia também recebeu habilitação para exportar ao Vietnã.

No ano passado, o comércio entre Brasil e Vietnã foi recorde, com US$ 7,7 bilhões, sendo que o lado brasileiro ficou com um saldo positivo de US$ 405 milhões. Os vietnamitas já são grandes compradores da soja, algodão, carne suína e carne de frango brasileiros. O mercado vietnamita para carne bovina é de aproximadamente 300 mil toneladas. 

Pescado vietnamita

Também no evento em Copacabana, o governo federal confirmou a primeira exportação de tilápia vietnamita para o Brasil. Em 24 de abril, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tinha revogado a suspensão de importação de tilápia do Vietnã, suspensa desde fevereiro de 2024 devido a alerta sanitário relacionado ao vírus TiLV (Tilapia tilapinevirus).

Na época, o setor produtivo brasileiro, representado por entidades como a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), manifestou preocupação alegando riscos sanitários e “um impacto negativo muito grande no setor”. A abertura do mercado nacional para a importação de tilápia do Vietnã foi uma contrapartida assumida por Lula durante a missão à Ásia quando o acordo de exportação da carne bovina brasileira foi selado.