Economia

Paraná espera recorde na área plantada de cevada em 2025

Com 94,6 mil hectares previstos, Deral projeta aumento de 40% na produção, após perdas causadas pela seca em 2024.

Maior produtor de cevada do país, o Paraná espera alcançar nesta safra a maior área já semeada no estado. A expectativa é que o plantio, que está no início, chegue a 94,6 mil hectares, um aumento de 18% se comparado aos 80,5 mil hectares semeados em 2024. As informações são do Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com dados da semana de 11 a 16 de abril.

Segundo o levantamento, o aumento da área cultivada se deve ao retorno de intenção de plantio na região de Guarapuava. 

“O ganho acontece especialmente na região de Guarapuava em função do ânimo com as melhores cotações e os resultados satisfatórios a campo experimentados no Centro-Sul paranaense em 2024”, afirmou em nota o agrônomo Carlos Hugo Godinho, do Deral. Os Campos Gerais seguem como a região com a maior expectativa de área plantada, estimada em 38 mil hectares. 

Aumento da produção de cevada

A produção estimada para esta safra no estado é de 413,8 mil toneladas, um avanço de 40% em relação ao ciclo anterior (296,1 mil toneladas). 

Segundo o levantamento, a seca registrada em 2024 afetou a produtividade, especialmente nos Campos Gerais, o que comprometeu a oferta de cevada no estado. Para 2025, a confirmação de uma safra mais robusta e com boa qualidade é fundamental para reduzir a dependência das importações do cereal.

No primeiro trimestre de 2025, houve recorde de compra de cevada importada pelas maltarias paranaenses, que adquiriram cerca de 200 mil toneladas para manter o estado como o maior produtor de malte do país.