MAPA fecha fábrica clandestina e apreende 18 mil cervejas falsificadas no Paraná
O MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e a Polícia Militar do Paraná fizeram uma operação de fiscalização que fechou uma fábrica clandestina de cervejas, em Colombo, no Paraná. A ação apreendeu 18 mil garrafas de cervejas falsificadas e foi feita na última sexta-feira, 23.
Não houve prisões no local, pois os suspeitos fugiram quando perceberam a chegada dos agentes e dos policiais. A fiscalização aconteceu por meio de uma denúncia anônima.
Segundo o ministério, o estabelecimento fazia a troca de etiquetas das garrafas de cerveja, que tinham origem desconhecida. Os novos rótulos eram de bebidas conhecidas, enganando o consumidor final. Além dos rótulos, também foram encontradas tampinhas de garrafas falsificadas com as marcas conhecidas do consumidor.
A pasta também indicou que a fábrica clandestina não apresentava condições de produção, o que coloca em risco a saúde pública.
A fiscalização de empresas fabricantes de bebidas, alcoólicas ou não, é de responsabilidade do Ministério da Agricultura. As bebidas comercializadas devem ter registro no Mapa e isso deve estar no rótulo do produto. O órgão tem um canal oficial de denúncias que pode ser acessado pelo consumidor.