Leilões serão realizados pela companhia nestas quinta e sexta-feiras; produto será destinado ao Programa Venda em Balcão (ProVB)
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará dois leilões para comprar 50 mil toneladas de milho em grãos. O produto será destinado ao Programa Venda em Balcão (ProVB), que beneficia pequenos criadores de animais.
O primeiro leilão de compra, previsto para esta quinta-feira, 31, será para agricultores familiares e cooperativas e associações da agricultura familiar. Nessa etapa, a proposta é chegar até a 15 mil toneladas. Já o segundo leilão será na sexta-feira, 1º de agosto, para empresas que queiram vender milho para a Conab. Neste, a companhia espera comprar pelo menos 35 mil toneladas, sendo que, se não houver a compra máxima pela agricultura familiar, o que faltar será integrado no limite disponível para as empresas.
Segundo a estatal, a expectativa é de que sejam desembolsados R$ 55 milhões para a efetivação dos contratos de compra de milho. Neste ano, a Conab ainda espera comprar mais 70 mil toneladas para o programa, chegando com um estoque no ProVB de 120 mil toneladas.
As 50 mil toneladas serão armazenadas em quatro unidades da estatal nos estados da Bahia (Irecê), Mato Grosso (Rondonópolis), Maranhão (Imperatriz), Minas Gerais (Uberlândia) e no Distrito Federal (Brasília).
O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou o papel do ProVB na produção de proteínas animais. “O milho é a principal ração para os animais. E, vendendo esse milho mais barato, criamos a possibilidade do consumidor final adquirir a proteína a preços menores nos supermercados. Sem contar que este movimento colaborou para que o Brasil saísse do Mapa da Fome. Para você ter uma ideia, só em 2024 vendemos 77% a mais de milho a pequenos criadores”.