Economia

Área de plantio de arroz aumenta quase 8% no Rio Grande do Sul, aponta Irga

Mais terras estão sendo usadas para plantar o cereal mesmo com regiões afetadas pelas enchentes

A área total semeada com arroz em terras gaúchas foi de 970.194 hectares, com um aumento de 7,8% em relação à safra passada (69.991 ha). Todas as regiões do Rio Grande do Sul registraram aumento da área plantada, com destaque para Fronteira Oeste com elevação de 8,61%, superando a média do estado. 

Nas safras passadas, os levantamentos da semeadura encerravam em dezembro, mas a safra 2024/2025 precisou de uma prorrogação em função da reconstrução de algumas áreas atingidas pelas enchentes de maio de 2024. Nessas lavouras, a semeadura se entendeu inclusive em janeiro, explicou o Instituto Rio Grande do Arroz (Irga).

Áreas precisaram ser reconstruídas após enchentes de 2024. Foto: MST-RS

“Apesar das dificuldades enfrentadas no último ano, os produtores mostraram resiliência e capacidade de superá-las, demonstrando, mais uma vez, que os produtores gaúchos estão comprometidos em garantir o arroz no prato dos brasileiros”, afirmou em nota a diretora técnica do Irga, Flávia Miyuki Tomita.

A divulgação ocorreu nessa terça-feira, 19, durante a 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, em Capão do Leão.