Cotações

Mesmo com pequenas oscilações, valores do trigo seguem em alta

Cepea indica que menor volume de trigo no spot, especialmente de maior qualidade, contribui para as altas

Os valores do trigo em grão seguem apresentando pequenas oscilações no Brasil, ainda influenciados pelas condições de oferta e demanda regionais. No entanto, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que, de um modo geral, as altas prevalecem.

Segundo os pesquisadores, esse movimento de alta é explicado pelo volume reduzido de trigo disponível no spot, sobretudo o cereal de maior qualidade.

Estimativas para o trigo

Em boletim divulgado neste mês, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima a produção brasileira de trigo em 8,81 milhões de toneladas na temporada de 2024, avanço de 8,8% frente à safra finalizada em 2023.

Em termos mundiais, o  Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indica que a produção de trigo pode somar 796,878 milhões de toneladas em 2024/25, queda de 0,2% em relação ao relatório anterior, mas 0,8% acima da safra de 2023/24. 

Conforme o Cepea, a previsão de consumo mundial do cereal é de 804,9 milhões de toneladas, 0,7% maior que na temporada anterior e acima da produção.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.