Cotações

Fortes chuvas no RS interrompem cultivo de arroz e reduzem liquidez

Clima também dificulta logística e afeta cumprimento de contratos

As chuvas intensas ocorridas em diversas regiões do Rio Grande do Sul no final de setembro interromperam a semeadura de arroz e aumentaram a preocupação quanto a novos impactos sobre a safra em andamento. A avaliação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo colaboradores consultados pelo Cepea, o clima adverso também dificultou o carregamento do cereal e o cumprimento de alguns contratos. Compradores com necessidade de renovar estoques tiveram de elevar os valores de suas ofertas para atrair vendedores. 

No geral, pesquisas do Cepea mostram que o mercado encerrou o mês de setembro com baixa liquidez, contrariando as expectativas iniciais. Além do clima, pesquisadores do instituto explicam que as negociações foram influenciadas pela desvalorização do dólar e pelo menor ritmo nas vendas do arroz beneficiado. Também aumentou a disparidade entre os preços de compra e de venda.

Nesta terça-feira, 1º, o Indicador do Arroz em Casca Cepea/Irga-RS encerrou o dia com a saca de 50 quilos do cereal negociada a R$ 119,87, alta de 0,30% no dia e também frente ao mês anterior. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.