Clima

Vai ter geada? Confira o que diz a previsão do tempo

Massa de ar polar vai derrubar temperaturas em parte do país e fim de semana promete ser gelado

Uma estrutura meteorológica vai alterar o clima do Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste nesta semana. A previsão é que os próximos dias sejam de frio mais intenso e com geada em algumas áreas. Apesar disso, o risco para as áreas produtoras de café é pequeno, já que as mínimas nesses pontos não devem ficar abaixo dos 2ºC ou 3ºC, condição necessária para formação das geadas. 

“Entre São Paulo e Minas Gerais, essa geada vai acontecer nas áreas mais altas e que são mais turísticas, como a Serra da Mantiqueira. Claro, vai fazer bastante frio, vai ser uma virada brusca mesmo, mas, por enquanto, não tem grandes riscos para áreas produtoras de café. Até porque acontecer geada no cafezais a ponto de ter algum efeito, é necessário um sistema mais forte. Além disso, é um frio que passa rápido. Na semana que vem já volta a fazer calor”, explica ao Agro Estadão a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt.  

A formação de um ciclone extratropical na costa argentina e uruguaia vai dar origem a uma frente fria que vai avançar pelo Sul, Sudeste e até partes de Mato Grosso do Sul. Enquanto se espalha, ela provoca chuvas nessas localidades, o que deve começar a partir desta terça, 06, ou quarta, 07, no Rio Grande do Sul e seguir até sexta, 09, em São Paulo. 

Logo em seguida, o que causa a queda nos termômetros é uma massa de ar polar que deve fazer as temperaturas chegarem a 6ºC, 7ºC no domingo, 11. Porém, esse frio deve ser passageiro e durar apenas alguns dias. 

Até quarta, 07, as temperaturas seguem altas no interior paulista, Triângulo Mineiro e no Mato Grosso do Sul. Por lá, os termômetros podem marcar entre 33ºC e 34ºC de máxima. O tempo muda nesta região a partir de quinta, 08.

Outra parte do país que pode ter chuvas isoladas é o extremo norte. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o norte dos estados do Amazonas e de Roraima podem ter algumas precipitações na quarta, 07, e quinta, 08. 

Calor é a tendência do centro do Brasil

Outros estados como Mato Grosso, Goiás, Bahia, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e norte de Minas Gerais, devem continuar com calor ao menos até o fim de semana. A máxima em Juara (MT), por exemplo, pode ir a 39ºC na sexta, 09. 

Além disso, a umidade relativa do ar também fica baixa nessa zona, o que eleva o estresse hídrico das lavouras e exige mais hidratação para humanos e animais.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.