X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Onda de calor e volta das chuvas no RS: o que esperar do clima para o fim de semana

1 minuto de leitura

15/06/2024 | 08:00

Por: Da Redação

Maior parte do país deve ter tempo firme, baixa umidade e temperaturas altas no fim de semana

Depois de alguns dias de estiagem, os gaúchos terão um fim de semana chuvoso. As chuvas começaram na sexta, 14, mas devem se intensificar no sábado e no domingo, podendo ter inclusive granizo em alguns pontos. A expectativa é de que os acumulados alcancem ou até superem os 160 milímetros. 

Essas precipitações são causadas pela passagem de uma frente fria que vai levar nuvens carregadas por todo o Rio Grande do Sul. No sábado, as chuvas devem ir do sul ao centro do estado. Já no domingo, ficam concentradas do centro ao norte, podendo chegar em algumas áreas mais isoladas do sul de Santa Catarina. A chuva deve persistir pelo menos até o dia 18. 

Amapá, norte do Pará, Roraima e norte e oeste do Amazonas também têm expectativa de chuvas para o fim de semana. Essas precipitações podem ser mais fortes, com rajadas de vento e trovoadas. 

A outra parte do Brasil que deve ter chuvas é o litoral do Nordeste. Do noroeste do Maranhão até o litoral norte de Alagoas, o clima pode ficar fechado no sábado. Já no domingo, o litoral norte da Bahia deve ter chuvas isoladas e com volumes baixos. Já do leste do Rio Grande do Norte até o litoral norte da Paraíba os volumes podem ser maiores. 

Área de alerta para onda de calor. Imagem: Inmet

Onda de calor no fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor para este sábado, 15. O aviso é para o centro-sul de Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e noroeste do Paraná. Segundo o Inmet, desde o dia 10 de junho, as temperaturas estão pelo menos 5ºC acima da média para o período nessas áreas. 

O tempo quente também deve ser a tendência para boa parte do país, como o restante das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, além da maior parte do Norte e Nordeste. Em algumas localidades, os termômetros podem chegar a 38ºC.

O período também é marcado pela baixa umidade relativa do ar. Esse índice deve ficar abaixo do 25% principalmente no sul de Mato Grosso e de Goiás, oeste de Minas Gerais e de São Paulo, além de Mato Grosso do Sul. A recomendação é manter pessoas e animais bem hidratados nesses dias.

Categorias: Clima

Matérias relacionadas