Clima

Búfalos são resgatados de enchente em Porto Alegre

Animais ficarão em fazenda da Ascribu até que proprietário possa buscá-los

Três búfalos foram resgatados de enchentes em diferentes pontos de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, neste sábado, 04. Segundo a Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu), os animais são de um criatório localizado em uma das ilhas do rio Guaíba, que atingiu a marca de 5 metros. 

Dois resgates foram realizados em frente ao centro de treinamento do time de futebol Grêmio, no Bairro Cristal, em frente ao Barra Shopping Sul. O terceiro ocorreu próximo ao Aeroporto Salgado Filho. 

Foto: Ascribu/Divulgação

Os animais resgatados foram levados para a Fazenda O Butiá, em Itapuã (RS), de propriedade da presidente da Ascribu. Eles ficarão abrigados no local até o criador ter condições de buscá-los. 

Desde que os trabalhos de resgate começaram, a Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre já encontrou cinco búfalos. Sendo que, um morreu atropelado na Avenida Castelo Branco e outro sumiu na vila ao lado da Arena do Grêmio. 

Em setembro do ano passado, quando o estado também sofreu com temporais, foi feito resgate de búfalos que se perderam nas enchentes e foram parar na capital gaúcha.

Busca por mais animais

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) está auxiliando os criadores a encontrar animais perdidos durante as enchentes da última semana no Rio Grande do Sul.

A Entidade reforça que quem achar os animais procure identificar a marca na pelagem. Conforme informações do superintendente de Registro Genealógico da ABCCC, Frederico Araújo, os equinos da raça Crioula têm uma identificação, que é a marca do seu criador, sempre localizada no lado esquerdo do animal na região posterior. 

No momento da abordagem, é necessário que se tome alguns cuidados, pois os cavalos podem estar “muito assustados e de alguma maneira podem buscar se defender”, alerta Araújo. 

Quem encontrar cavalos perdidos pode enviar foto e localização para o WhatsApp (53) 98419-0397 com a identificação recomendada para que as autoridades e os criadores responsáveis possam realizar o resgate destes animais.