Ministro compara momento dos biocombustíveis como “nova Petrobras”
O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, disse que o Brasil deverá ampliar a mistura do etanol na gasolina ainda neste primeiro semestre de 2025. Atualmente, o mandato de adição é de 27,5% e passará para 30%.
“No caso do etanol, já estamos com 27,5% e, ainda neste primeiro semestre, 30% de mistura de etanol na gasolina”, disse o ministro a jornalistas antes de participar da 2ª Conferência Internacional UNEM DATAGRO sobre Etanol de Milho, em Cuiabá (MT).
O Ministério de Minas e Energia (MME) havia encomendado um estudo ao Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) para verificar o impacto da ampliação da mistura. Segundo as análises e a pasta, “o estudo confirma que a nova mistura é viável do ponto de vista técnico e ambiental”. Para ser aprovado o aumento da mistura, ainda é necessário o aval do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Fávaro ainda qualificou o momento da inserção dos biocombustíveis como uma “nova Petrobras”. “A Petrobras foi para o campo, gerar energia, energia verde, renovável e gerar alimentos ao mesmo tempo. Não é concorrente. Combate inflacionário está aqui passando pelos biocombustíveis”, disse o ministro que também projetou o aumento do biodiesel no diesel. “Vamos a B15 e vamos chegar a B20”.