Segundo o ministro, unidade ficará na Baixada Cuiabana e tratará de temas relacionados à piscicultura, à fruticultura e ao sistema agrossilvipastoril
Durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, em Várzea Grande (MT), nesta sexta, 06, o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, anunciou a instalação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Mato Grosso. Com isso, o estado passará a ter duas unidades da instituição de pesquisa, já que contava com a Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, além de um escritório em Rondonópolis.
Segundo o ministro, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, também participa da estruturação da nova unidade e a expectativa é dar início aos trabalhos de instalação em breve. “Nos próximos dias nós vamos fincar a placa Embrapa Agrossilvipastoril, Piscicultura e Fruticultura, aqui na Baixada Cuiabana em Mato Grosso. Para fazer pesquisa, para entender como os nossos produtores podem produzir mais”, disse.
Em nota, o Mapa ressaltou que a “iniciativa visa adaptar tecnologias para aumentar a produtividade dos pequenos produtores da região”. No discurso, Fávaro lembrou a Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), que contribuiu na transformação da região em um polo na produção de frutas.
“A nossa meta é replicar esse sucesso aqui na Baixada Cuiabana, ajudando a reduzir as desigualdades e promovendo o desenvolvimento sustentável da região”, completou.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.