Agropolítica
Brasil e UE retomam sistema pré-listing para exportação de carnes de aves
Medida reforça confiança no sistema sanitário brasileiro e abre caminho para ampliação das vendas ao bloco europeu
Redação Agro Estadão
23/10/2025 - 16:17

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 23, em São Paulo, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luís Rua, e o comissário europeu para a Agricultura, Christophe Hansen, consolidaram avanços na pauta sanitária entre Brasil e União Europeia (UE). O encontro deu sequência às tratativas iniciadas durante a missão brasileira à UE, em outubro, e marcou um novo capítulo na cooperação sanitária e comercial entre as duas partes.
O destaque ficou por conta do retorno do sistema de pré-listing para estabelecimentos brasileiros autorizados a exportar carnes de aves ao bloco europeu — medida que havia sido suspensa em 2018 e que agora simboliza o reconhecimento da confiança no sistema de inspeção e controle sanitário nacional.
O mecanismo devolve ao Brasil a autonomia para indicar e habilitar frigoríficos que atendam integralmente às exigências da UE, tornando os processos mais ágeis e previsíveis. Atualmente, cerca de 30 plantas brasileiras estão aptas a exportar carne de frango ao bloco, mas o número deve crescer nos próximos meses com a reativação do sistema.
Historicamente, a União Europeia é um dos principais destinos da proteína avícola brasileira. Antes da suspensão do pré-listing, o país chegou a embarcar mais de 500 mil toneladas anuais de carne de frango para o mercado europeu. Em 2024, as exportações somaram 231,9 mil toneladas, e, entre janeiro e setembro de 2025, o volume acumulado foi de 137,2 mil toneladas. O bloco também se destaca como importante comprador de carne de peru e pato do Brasil.
Outros temas
Durante a reunião – que também contou com a presença do diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade do Mapa, Augusto Billi, da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, e de representantes da Comissão Europeia, foram discutidos outros temas sanitários e comerciais, como a auditoria europeia sobre o sistema de pescados brasileiro, o reconhecimento mútuo de produtos orgânicos, a regionalização de enfermidades, o pré-listing para ovos e carne bovina, além de certificação eletrônica e harmonização de processos.

As delegações reafirmaram o compromisso com o diálogo contínuo e a criação de um mecanismo permanente de alto nível para acompanhamento das pautas sanitárias e comerciais, cuja próxima reunião está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Pela manhã, Luís Rua participou ainda da abertura da Missão Empresarial Agroalimentar da União Europeia, voltada à promoção de novas oportunidades de negócios entre empresários brasileiros e europeus. O Brasil reiterou seu compromisso com a transparência e previsibilidade nas relações com o bloco europeu.
ABPA comemora
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, a retomada do pré-listing representa “um avanço significativo e um sinal claro de confiança da União Europeia no sistema brasileiro de controle sanitário”.
Ele ressaltou que o trabalho conjunto do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de Luís Rua e do secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, tem fortalecido a credibilidade internacional do Brasil e expandido o acesso a mercados estratégicos.
“Com a medida, o Brasil volta a ter autonomia para indicar e habilitar estabelecimentos exportadores que cumpram integralmente os requisitos europeus, agilizando processos e ampliando a previsibilidade nas relações com a União Europeia”, concluiu.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Estados, municípios ou Ibama: quem deve fazer o controle dos javalis no Brasil?
3
Lista de espécies invasoras do MMA pode incluir eucalipto, pínus, jaca e manga
4
Abiarroz pede adiamento de fiscalização eletrônica da tabela de frete
5
Crédito rural de R$ 12 bi segue indisponível nas instituições financeiras
6
Entidades reagem à inclusão da tilápia como espécie invasora pelo MMA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Mapa fecha duas fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas em TO
Operação em parceria com a Polícia Civil, a Perícia Técnica e a Vigilância Sanitária recolheu 11 mil litros de destilados impróprios para consumo
Agropolítica
Governo libera contratação de empresas para auxiliar inspeção em abates
Decreto faz parte da regulamentação da Lei do Autocontrole, que é discutida há meses; Anffa Sindical criticou a medida
Agropolítica
Conab vai destinar R$ 67 milhões para escoar trigo do RS e PR
Medida deve facilitar a retirada de 250 mil toneladas de trigo dos mercados locais desses Estados
Agropolítica
Conab vai adquirir de 137 mil t de arroz para formar estoques
O leilão atenderá Estados onde os preços do cereal estão abaixo do mínimo estabelecido com o limite de venda de 189 toneladas por produtor
Agropolítica
Impasse no STF mantém incerteza sobre isenção de impostos para agroquímicos
Enquanto o julgamento na Supremo Corte segue suspenso, no campo, produtores já enfrentam aumento de custos com defensivos
Agropolítica
Deputados aprovam projeto para travar desapropriação de terras produtivas
Proposta amplia condições para que uma propriedade seja considerada não cumpridora da função social; texto segue para aprovação no Senado
Agropolítica
Fávaro: suspensão de processos da Moratória da Soja 'é bom momento para diálogo'
Liminar do ministro Flávio Dino, do STF, paralisou inclusive processo no Cade, que só deve ser retornado após decisão da Corte
Agropolítica
Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA
Segundo o USDA, programas agrícolas, de inspeção de alimentos e proteção contra doenças em animais e plantas estão sendo comprometidos