Agropolítica
Brasil e UE retomam sistema pré-listing para exportação de carnes de aves
Medida reforça confiança no sistema sanitário brasileiro e abre caminho para ampliação das vendas ao bloco europeu
Redação Agro Estadão
23/10/2025 - 16:17

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 23, em São Paulo, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luís Rua, e o comissário europeu para a Agricultura, Christophe Hansen, consolidaram avanços na pauta sanitária entre Brasil e União Europeia (UE). O encontro deu sequência às tratativas iniciadas durante a missão brasileira à UE, em outubro, e marcou um novo capítulo na cooperação sanitária e comercial entre as duas partes.
O destaque ficou por conta do retorno do sistema de pré-listing para estabelecimentos brasileiros autorizados a exportar carnes de aves ao bloco europeu — medida que havia sido suspensa em 2018 e que agora simboliza o reconhecimento da confiança no sistema de inspeção e controle sanitário nacional.
O mecanismo devolve ao Brasil a autonomia para indicar e habilitar frigoríficos que atendam integralmente às exigências da UE, tornando os processos mais ágeis e previsíveis. Atualmente, cerca de 30 plantas brasileiras estão aptas a exportar carne de frango ao bloco, mas o número deve crescer nos próximos meses com a reativação do sistema.
Historicamente, a União Europeia é um dos principais destinos da proteína avícola brasileira. Antes da suspensão do pré-listing, o país chegou a embarcar mais de 500 mil toneladas anuais de carne de frango para o mercado europeu. Em 2024, as exportações somaram 231,9 mil toneladas, e, entre janeiro e setembro de 2025, o volume acumulado foi de 137,2 mil toneladas. O bloco também se destaca como importante comprador de carne de peru e pato do Brasil.
Outros temas
Durante a reunião – que também contou com a presença do diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade do Mapa, Augusto Billi, da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, e de representantes da Comissão Europeia, foram discutidos outros temas sanitários e comerciais, como a auditoria europeia sobre o sistema de pescados brasileiro, o reconhecimento mútuo de produtos orgânicos, a regionalização de enfermidades, o pré-listing para ovos e carne bovina, além de certificação eletrônica e harmonização de processos.

As delegações reafirmaram o compromisso com o diálogo contínuo e a criação de um mecanismo permanente de alto nível para acompanhamento das pautas sanitárias e comerciais, cuja próxima reunião está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Pela manhã, Luís Rua participou ainda da abertura da Missão Empresarial Agroalimentar da União Europeia, voltada à promoção de novas oportunidades de negócios entre empresários brasileiros e europeus. O Brasil reiterou seu compromisso com a transparência e previsibilidade nas relações com o bloco europeu.
ABPA comemora
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, a retomada do pré-listing representa “um avanço significativo e um sinal claro de confiança da União Europeia no sistema brasileiro de controle sanitário”.
Ele ressaltou que o trabalho conjunto do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de Luís Rua e do secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, tem fortalecido a credibilidade internacional do Brasil e expandido o acesso a mercados estratégicos.
“Com a medida, o Brasil volta a ter autonomia para indicar e habilitar estabelecimentos exportadores que cumpram integralmente os requisitos europeus, agilizando processos e ampliando a previsibilidade nas relações com a União Europeia”, concluiu.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Proposta no Congresso pode flexibilizar porte de arma em propriedades rurais; entenda
2
Brasil terá fazendas de cannabis? Anvisa vota regras para o cultivo nesta semana
3
Governo inicia processo de desapropriação de 7 imóveis rurais para reforma agrária; veja onde
4
Lula sanciona orçamento com pouco mais de R$ 1 bilhão para Seguro Rural
5
Irã, Groenlândia e Venezuela: como as tensões geopolíticas impactam o agro do Brasil?
6
Anvisa aprova cultivo de cannabis, mas especialistas veem impacto limitado
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Brasil abre novos mercados em Mianmar e na Malásia
Produtos derivados de reciclagem animal e castanhas brasileiras estão na lista
Agropolítica
Bancos públicos vão passar por auditoria para verificar práticas de venda casada
Decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) acata pedido feito pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados em dezembro
Agropolítica
Secretária dos EUA celebra compromisso 'sem demora' de Trump com E15
Em discurso em Iowa, Trump afirmou que assinaria o projeto assim que fosse aprovado pelo Congresso, o que pressiona o Legislativo
Agropolítica
Anvisa aprova cultivo de cannabis, mas especialistas veem impacto limitado
Limite de 0,3% de THC, previsto na resolução, exigiria mais de 33 mil hectares para atender o mercado de cannabis medicinal no Brasil
Agropolítica
Em conversa com vice-presidente da China, Alckmin demonstra preocupação com salvaguarda à carne
Pedido brasileiro busca ajustes no cumprimento e na contagem da cota prevista para a carne bovina brasileira
Agropolítica
Proposta no Congresso pode flexibilizar porte de arma em propriedades rurais; entenda
Projeto prevê programa de proteção ao agro, crédito para compra de equipamentos de segurança e mudanças no Código Penal
Agropolítica
Lula diz a Macron que acordo Mercosul-UE é positivo para os 2 blocos
Conversa foi por telefone e incluiu possibilidade de acelerar tratativas em negociações que envolvam Brasil e França
Agropolítica
Governo inicia processo de desapropriação de 7 imóveis rurais para reforma agrária; veja onde
Medida foi anunciada pelo presidente da República em encontro com o MST na semana passada e formalizada nesta terça-feira