Instituições ainda precisam esperar publicação oficial de MP para efetivamente retomarem as contratações de linhas equalizadas
As instituições financeiras que operam com recursos equalizados do Plano Safra receberam um ofício comunicando o retorno das contratações do Plano Safra 24/25. Se, na quinta-feira, 20, o ofício era para a restrição dos financiamentos, o documento encaminhado nesta noite de sexta-feira, 21, autoriza a retomada.
A volta da disponibilidade dos empréstimos, no entanto, está “condicionada à publicação da referida Medida Provisória no Diário Oficial da União”. Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo vai editar e publicar a medida até a próxima segunda-feira, 24, abrindo um crédito extraordinário de R$ 4 bilhões para assegurar o retorno das linhas do Plano Safra.
O ofício é assinado pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, que recomenda: “Nesse sentido, sugiro o monitoramento das publicações para tempestivamente procederem à retomada das contratações”.
O documento ainda orienta os bancos e cooperativas de crédito a solicitar a criação de um número identificador específico quando fizerem a cobrança dos recursos ao Tesouro. Esse trâmite interno serve para demonstrar que a verba da equalização saiu do crédito extraordinário com a finalidade de retomar as contratações que haviam sido suspensas.