X

Oferecimento:

Patrocinador
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Senar-SP e Embrapa firmam parceria para ampliar saneamento rural no estado

1 minuto de leitura

30/04/2024 | 14:03

Por: Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

Tecnologia desenvolvida pela Embrapa já beneficia 60 mil pessoas na área rural do país

O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta segunda-feira, 29, durante a Agrishow, entre a presidente da Embrapa, Silvia Massruha, e o presidente do sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles. Juntos, Embrapa e Senar-SP pretendem promover o saneamento básico na área rural. 

“Esse acordo é uma ferramenta estratégica para garantir o direito à água potável e ao esgotamento sanitário para o homem do campo, preservando a saúde dos trabalhadores rurais, garantindo a segurança alimentar da população. Tenho certeza de que essa parceria será um grande sucesso e teremos novas ações conjuntas em muitas outras áreas comuns”, diz Meirelles, presidente do sistema Faesp/Senar-SP.

Atualmente, existem quatro mil unidades instaladas em diversos municípios de São Paulo. Entre as ações previstas, estão a capacitação de instrutores e a instalação de unidades demonstrativas de Fossas Sépticas Biodigestoras e Jardins Filtrantes.

A parceria estratégica busca enfrentar os desafios específicos da realidade rural, fomentando práticas sustentáveis e impactando positivamente na qualidade de vida, saúde e cidadania da população do campo paulista. Neste sentido, o acordo vai fortalecer ações espontâneas que o Senar já vem realizando para promover o saneamento rural, com publicação de cartilhas didáticas e ilustradas sobre as tecnologias sociais.

Fossa Séptica Biodigestora. Foto: Joana Silva/Embrapa

“A cooperação é muito importante, porque agrega o conhecimento desenvolvido na Embrapa Instrumentação sobre saneamento básico rural com a grande capacidade multiplicadora e reconhecimento técnico do Senar-SP”, afirma o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva, responsável pelas tecnologias sociais.

A Fossa Séptica Biodigestora desenvolvida pela Embrapa tem cerca de 12 mil unidades instaladas nas cinco regiões do país, beneficiando cerca de 60 mil pessoas. Além de evitar danos ao meio ambiente, o produtor consegue produzir biofertilizante a partir do material gerado ao final do tratamento de esgoto doméstico.

Categorias: AGRISHOW 2024

Matérias relacionadas