Agricultura

Aluguel de abelhas vai reforçar safra de maçãs em Vacaria – RS

Empresa alugou cerca de cinco colmeias de abelhas por hectare para fazer a polinização e melhorar a produtividade e a qualidade dos frutos

Cerca de 300 milhões de abelhas farão a polinização de 1,5 mil hectares de um pomar de maçã em Vacaria, no Rio Grande do Sul. A iniciativa é da Rasip Agro, uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil, que investiu no aluguel das abelhas para aumentar a florada da safra 2025.

Serão usadas 5,5 mil caixas ninho com cerca de cinco colmeias de abelhas da espécie Apis mellifera por hectare. O período, segundo a empresa, é estratégico, visto que a partir da segunda quinzena de setembro é considerado um dos mais importantes do processo produtivo da maçã.

As abelhas, de acordo com o diretor e engenheiro agrônomo da empresa, Celso Zancan, contribuem aumentando o pegamento das flores e, consequentemente, na formação e no calibre das maçãs. “Essa interação natural resulta em frutos mais uniformes, com melhor qualidade e maior valor agregado. O investimento garante eficiência e sustentabilidade ao manejo dos pomares”, acrescenta.

No ano passado, a empresa ampliou em 10% a área do pomar. Agora, a polinização é mais uma iniciativa para aumentar a produção, qualidade dos frutos e também garantir melhorias a longo prazo.

Aluguel de colmeias

O uso de abelhas como estratégia de polinização é muito utilizado nos Estados Unidos. No Brasil, começa a ganhar força por meio do aluguel de colmeias, serviço chamado de polinização assistida.

Na maçã a estratégia é eficaz, uma vez que a cultura é altamente dependente da polinização. Segundo a Epagri na Estação Experimental de Caçador, em Santa Catarina, é comum que fruticultores invistam em apiários ou aluguem colmeias durante o período de floração das macieiras.

Essa modalidade, além de gerar renda extra para os apicultores, ainda contribui com a qualidade e simetria dos frutos. Ainda de acordo com dados da Epagri de Santa Catarina, das 358 mil colmeias em produção no Estado, estima-se que 52 mil sejam utilizadas para polinização das macieiras no Estado.

*com informações da Epagri