A bebida é muito mais do que um substituto do café

O matcha é um ingrediente extraído da Camellia sinensis, mesma planta que fornece o chá preto e o chá verde. O composto, porém, é extraído das folhas jovens, que são cultivadas na sombra de 20 a 30 dias antes de serem colhidas

AdobeStock

Essas folhas são moídas e dão origem ao pó conhecido como matcha. O modo de cultivo da planta aumenta a produção de clorofila e faz que o composto tenha mais aminoácidos, além de concentrar mais nutrientes como vitaminas e antioxidantes.

Rico em nutrientes e vitaminas

AdobeStock

Cerca de duas semanas antes da colheita são construídas estruturas para manter as plantas na sombra. O objetivo é deixar as folhas mais macias e brilhantes. Depois de colhidas, elas são postas no vapor, secas, aquecidas em fornos e então trituradas.

iStock

Como o matcha é produzido?

O modo de produção do matcha potencializa os benefícios do chá verde. A planta é rica em antioxidantes que ficam mais concentrados no matcha; com isso, reduz-se o risco de pressão sanguínea alta, além de controlar o colesterol, aumentando a saúde do coração.

Benefícios do matcha para a saúde

AdobeStock

AdobeStock

Dez vezes mais antioxidantes que um chá verde

O matcha tem catequinas, um tipo de antioxidante natural, e polifenóis, que ajudam a combater radicais livres. Assim, a bebida pode auxiliar a reduzir o desenvolvimento de envelhecimento precoce e doenças crônicas e degenerativas.

Para preparar a infusão, basta adicionar de 60 a 100 ml de água quente a uma colher (chá) de matcha e misturar até o pó se dissolver. A bebida é amarga e pode ser adoçada com açúcar mascavo ou mel.

Como preparar o matcha?

AdobeStock