Maracujá doce: veja como cultivar e aproveitar essa fruta tropical
Descubra as diferenças, técnicas de cultivo e benefícios do maracujá doce — uma fruta tropical saborosa e promissora no agronegócio.
By: Fabiana Bertone
Maracujá doce: guia de cultivo e propriedades
O maracujá doce, fruto tropical nativo do Brasil, é rico em nutrientes e tem grande potencial de mercado. Descubra como cultivá-lo e suas propriedades.
Diferenças entre maracujá doce e comum
Embora da mesma família, o maracujá doce e o comum diferem em acidez, tamanho e formato. O doce é menos ácido e possui características únicas.
Cultivo do maracujazeiro doce
Ideal para regiões tropicais/subtropicais, prefere solos arenosos/argilosos bem drenados. Plante na primavera para colher em 6 a 9 meses.
Poda e tutoramento essenciais
Duas semanas após o plantio, faça a primeira poda. Na entressafra, poda de limpeza. Use estacas e arame para formar uma "cortina" de folhas.
Manejo de doenças e pragas
Previna tombamento, antracnose e outras doenças. Inspecione a plantação e use defensivos/inseticidas conforme a necessidade.
Colheita do maracujá doce
Colha o maracujá doce no pé, quando a casca muda para amarelo/roxo. Use tesoura de pontas redondas, deixando um pedúnculo de 3 cm.
Potencial e benefícios do maracujá doce
Com grande potencial de mercado, o maracujá doce oferece benefícios nutricionais e sabor único. Experimente cultivar essa delícia!