Desvende os segredos do arroz: tipos e curiosidades
Uma viagem entre variedades, sabores e cores que revelam tudo o que cada tipo de arroz pode oferecer.
By: Fabiana Bertone
O arroz nosso de cada dia
Na mesa dos brasileiros, o arroz é um prato versátil. Seja com frango, linguiça ou pequi, a diversidade de receitas é imensa. O clássico "feijão com arroz" é um pilar da gastronomia nacional.
Origem e expansão mundial
O arroz (Oryza sativa), gramínea aquática e cereal, é o segundo mais consumido no mundo. Originário da Ásia, sua domesticação por milhares de anos resultou em vasta variedade de tipos.
Subespécies principais do arroz
Entre as subespécies da Oryza sativa, destacam-se a Japônica, que se torna mais grudenta após o cozimento, e a Índica, conhecida por ser mais soltinha.
Arroz no Brasil: uma história de adaptação
A chegada do arroz ao Brasil, trazida pelos portugueses no século XVI, inicialmente introduziu a subespécie Japônica. O grão longo e soltinho (Índica) só ganhou destaque após os anos 80.
Classificação oficial no Brasil
No Brasil, a classificação oficial reconhece apenas o arroz tipo 1: o agulhinha, polido e branco. Outras variedades são categorizadas como "fora de tipo", mas são amplamente comercializadas.
Arrozes pigmentados: uma explosão de cor e sabor
Os arrozes pigmentados, como o vermelho e o preto, são ricos em flavonoides. O arroz vermelho tem propriedades anti-inflamatórias, e o preto possui antocianinas, benéficas à saúde.
Arrozes da culinária asiática e europeia
Tipos como o Japonês, Carnaroli e Arbório, da subespécie Japônica, variam na textura após cozidos. A diferença se dá pela concentração de amilose e amilopectina no grão.
Arrozes aromáticos: perfumes que encantam
Jasmine e Basmati são arrozes aromáticos, com aroma semelhante ao de pipoca, devido à alta concentração de 2-acetil-1–pirrolina (2AP). O Basmati, inclusive, é uma subespécie.