Foto: Adobe Stock

Bertalha: conheça a substituta do espinafre que cresce fácil

Entenda por que a bertalha é uma Panc valiosa para diversificar a produção, fortalecer a agricultura familiar e levar mais nutrientes à mesa.

By: Redação Agro Estadão
Foto: Adobe Stock

PANC desconhecida com grande potencial

A bertalha é uma das plantas que mais representa as PANCs no Brasil. Permanece desconhecida em muitas propriedades rurais, mesmo tendo grande valor nutritivo e sendo fácil de plantar.

Foto: Adobe Stock

Trepadeira asiática adaptada ao Brasil

A bertalha veio da Ásia, mais especificamente da Índia. É importante alimento no Norte e Nordeste do Brasil, além de ser apreciada no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Foto: Adobe Stock

Folhas carnosas e frutinhas coloridas

A planta tem folhas verdes carnosas, flores pequenas e brancas, além de frutinhas redondas de cor roxa ou vermelha. Características marcantes dessa trepadeira nutritiva.

Foto: Adobe Stock

Substitui espinafre em receitas

As folhas da bertalha lembram muito o espinafre na textura. Pode ser consumida refogada, em sopas, cozidos e até crua quando as folhas são novas e macias.

Foto: Adobe Stock

Rica em ferro, cálcio e vitaminas

A bertalha tem muito ferro, cálcio, magnésio, vitamina A e vitamina C, superando muitas verduras comuns em valor nutritivo. Ajuda a prevenir anemia.

Foto: Adobe Stock

Folato beneficia mulheres grávidas

O folato (vitamina do complexo B) torna a bertalha especialmente benéfica para mulheres em idade de engravidar, pois auxilia processos importantes do organismo.

Foto: Adobe Stock

Antioxidantes protegem as células

A planta tem antioxidantes naturais que protegem as células contra envelhecimento. A quantidade de cálcio e magnésio contribui para manter os ossos fortes.

Foto: Adobe Stock

Oportunidade de diversificar produção

Para agricultores, a bertalha oferece novas oportunidades de venda para consumidores que buscam alimentos diferentes e sustentáveis, fortalecendo a identidade alimentar regional.

Leia a matéria completa