Sustentabilidade

Mapa cria programa para facilitar financiamento de projetos da agropecuária sustentável

Propostas passarão por seleção e terão apoio da pasta na busca por investidores

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) criou um programa que promove a ponte entre projetos voltados à agropecuária sustentável e empresas e instituições interessadas em financiar esses projetos. A portaria publicada nesta quarta-feira, 25, institui o Programa de Projetos Sustentáveis que vai funcionar no âmbito do Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC+).

De acordo com o texto, a proposta prevê “promover iniciativas inovadoras e sustentáveis voltadas para a redução de emissões de gases de efeito estufa, a melhoria da produtividade agropecuária e a adaptação às mudanças climáticas”. 

O programa vai funcionar para captar projetos feitos idealizados pela sociedade e que tenham como foco o desenvolvimento sustentável na agropecuária, podendo ser de tecnologias de baixa emissão de carbono ou propostas de sistemas produtivos resilientes. Além disso, será criado um repositório de projetos, nos quais investidores poderão escolher os projetos que pretendem apoiar financeiramente. 

Ainda conforme a portaria, será aberto um chamamento público para a seleção dos projetos. Será preciso demonstrar viabilidade técnica, econômica e socioambiental. A prioridade será dada para iniciativas consideradas inovadoras e que adotem práticas sustentáveis. 

Por outro lado, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa irá fazer a articulação junto às empresas, instituições ou mesmo investidores interessados em bancar propostas dessa natureza. Quem quiser financiar as iniciativas deverá “comprovar que possuem capacidade técnica para monitorar a aplicação dos recursos alocados”.

Um edital específico para o Programa de Projetos Sustentáveis ainda será publicado com as condições de inscrição, seleção e acompanhamento dos projetos.