Unidade é a terceira da empresa no estado e custou R$ 22,2 bilhões
A Suzano inaugurou nesta quinta-feira, 05, a sua terceira fábrica em Mato Grosso do Sul. A nova unidade fica em Ribas do Rio Pardo e terá capacidade de produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano. Com isso, a empresa amplia a capacidade produtiva em 20%, chegando a 13,5 milhões de toneladas anuais.
A cerimônia contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de ministros como Rui Costa, da Casa Civil, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento. O presidente destacou a geração de emprego. “Outra sorte que eu tenho é que a massa salarial cresceu 11,9%. É o maior crescimento desde que a gente começou a medir”, disse Lula. A estimativa é de que sejam gerados 3 mil novos postos de trabalho nesta nova unidade.
O diretor-presidente da Suzano, Beto Abreu, ressaltou que o investimento de R$ 22,2 bilhões irá impactar de forma geral a região. “É um exemplo de industrialização, porque além de produzir 2,5 milhões de celulose, temos na verdade um polo industrial. O ácido sulfúrico é produzido com uma fábrica aqui. O peróxido é produzido com uma fábrica aqui. O gás que nós precisamos, produzimos através da biomassa localmente. E toda a energia que esse polo industrial precisa, também produzimos de forma renovável, abastecendo todo esse polo industrial”, afirmou Abreu.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.