Gente
Conheça o novo rosto por trás de 90% da indústria de nutrição animal
Formado em engenharia agronômica, novo dirigente do Sindirações enfrentará cobranças por práticas sustentáveis e inovadoras

Redação Agro Estadão
03/09/2025 - 11:27

Roberto Ignacio Betancourt é o novo presidente da diretoria executiva do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). A entidade reúne aproximadamente 150 associados, que representam 90% do mercado de produtos destinados à alimentação animal, desde a importação até o uso no campo.
Com extensa experiência no setor agropecuário, Betancourt assume a posição para o próximo triênio, entre setembro de 2025 a agosto de 2028. O dirigente destaca como prioridades o incentivo à inovação tecnológica, o estímulo a práticas produtivas sustentáveis e a intensificação do diálogo com órgãos governamentais.
Segundo ele, o foco é fortalecer a representatividade do setor de alimentação animal e ampliar sua competitividade no Brasil e no exterior. “Nosso setor é vital para a economia e para a segurança alimentar do Brasil. Temos a responsabilidade de conduzi-lo com visão de futuro, buscando o equilíbrio entre produtividade e responsabilidade socioambiental, além de defender com firmeza os interesses de nossos associados”, afirma Betancourt.
O novo mandato prevê ainda o fortalecimento de programas de capacitação técnica e controle de qualidade, bem como ações para projetar a indústria brasileira como referência global em qualidade e inovação.
Trajetória
Formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Roberto Ignacio Betancourt é mestre em ciência animal e construiu sua carreira unindo experiência técnica, visão empresarial e forte atuação institucional.
Fundador da BTech Tecnologias Agropecuárias, empresa na qual atuou por mais de duas décadas, Betancourt consolidou-se como referência em inovação para a nutrição animal. Posteriormente, ingressou como sócio-diretor da Aleris Animal Nutrition, companhia especializada em soluções nutricionais naturais à base de levedura, com presença internacional.
Além de sua trajetória empresarial, exerceu papéis de liderança em importantes entidades do setor, sendo presidente da FeedLatina e representante do Brasil na International Feed Industry Federation (IFIF). Atualmente, ele é diretor do Departamento do Agronegócio da FIESP (DEAGRO).
Desafios
Conforme o CEO do Sindirações, Ariovaldo Zani, o novo presidente da diretoria executiva enfrentará desafios cruciais nos próximos anos. Para ele, com o aumento da demanda global por proteínas de origem animal e a consequente necessidade de expandir a produção de rações, somados aos impasses do cenário geopolítico internacional, será urgente trabalhar em estreita colaboração com os associados para promover práticas comerciais sustentáveis e inovadoras.
“A sustentabilidade ambiental e a redução de pegadas de carbono serão focos primordiais, exigindo investimento em pesquisa e desenvolvimento para criar fórmulas mais eficientes e menos impactantes ao meio ambiente. A volatilidade nos preços de matérias-primas e as tendências de mercado, como a crescente preferência por ingredientes naturais, vão demandar uma adaptação constante”, afirmou.
O antigo presidente da diretoria executiva, Ricardo Ribeiral deixa a posição e assume uma cadeira no Conselho Administrativo.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
ITR 2025: entrega da declaração já pode ser feita
2
As funções de um vaqueiro na pecuária moderna
3
Curso gratuito forma profissionais para o mercado de panificação
4
Leilão solidário do Minotauro arrecada R$ 320 mil na Expointer
5
Lutador Minotauro vai leiloar cavalo em ação solidária
6
Organização e ‘trabalho de jardinagem’ mudam cenário do café em Caconde (SP)

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Gente
Listamos 5 cursos gratuitos no agro; saiba como se inscrever
Descubra como iniciar no agro a partir de formações grátis, presenciais ou EAD

Gente
Organização e ‘trabalho de jardinagem’ mudam cenário do café em Caconde (SP)
Essa é a visão de Ademar Pereira, presidente do Sindicato Rural desde 2013 e que assumiu, como missão, conectar instituições para tirar atividade do “atraso”

Gente
Leilão solidário do Minotauro arrecada R$ 320 mil na Expointer
Cavalo leiloado se unirá a Caramelo, símbolo da enchente de 2024; recurso viabiliza a construção de 6,5 moradias para desalojados

Gente
As funções de um vaqueiro na pecuária moderna
Reconhecido formalmente por lei. o vaqueiro atual é figura central na pecuária, garantindo produtividade, saúde do rebanho e sustentabilidade
Gente
Lutador Minotauro vai leiloar cavalo em ação solidária
Oferta durante a Expointer vai beneficiar famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul
Gente
Curso gratuito forma profissionais para o mercado de panificação
Fundação Bunge conecta jovens em situação de vulnerabilidade a vagas em um setor com mais de 140 mil postos abertos
Gente
ITR 2025: entrega da declaração já pode ser feita
Qualquer pessoa ou empresa que tenha, use ou possua um imóvel rural, incluindo aqueles em usufruto, precisa declarar
Gente
Luís Adriano Teixeira é o novo presidente da Asbia
Médico veterinário vai administrar um setor em crescimento no país, que produziu, em 2024, 5,6% mais doses de sêmen bovino que no ano anterior