PUBLICIDADE

Gente

Conheça o novo rosto por trás de 90% da indústria de nutrição animal

Formado em engenharia agronômica, novo dirigente do Sindirações enfrentará cobranças por práticas sustentáveis e inovadoras

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

03/09/2025 - 11:27

Ariovaldo Zani, Roberto Betancourt e Ricardo Ribeira (esq. para dir.). Foto: Sindirações/Divulgação
Ariovaldo Zani, Roberto Betancourt e Ricardo Ribeira (esq. para dir.). Foto: Sindirações/Divulgação

Roberto Ignacio Betancourt é o novo presidente da diretoria executiva do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). A entidade reúne aproximadamente 150 associados, que representam 90% do mercado de produtos destinados à alimentação animal, desde a importação até o uso no campo. 

Com extensa experiência no setor agropecuário, Betancourt assume a posição para o próximo triênio, entre setembro de 2025 a agosto de 2028. O dirigente destaca como prioridades o incentivo à inovação tecnológica, o estímulo a práticas produtivas sustentáveis e a intensificação do diálogo com órgãos governamentais.

CONTEÚDO PATROCINADO

Segundo ele, o foco é fortalecer a representatividade do setor de alimentação animal e ampliar sua competitividade no Brasil e no exterior. “Nosso setor é vital para a economia e para a segurança alimentar do Brasil. Temos a responsabilidade de conduzi-lo com visão de futuro, buscando o equilíbrio entre produtividade e responsabilidade socioambiental, além de defender com firmeza os interesses de nossos associados”, afirma Betancourt.

O novo mandato prevê ainda o fortalecimento de programas de capacitação técnica e controle de qualidade, bem como ações para projetar a indústria brasileira como referência global em qualidade e inovação.

Trajetória 

Formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Roberto Ignacio Betancourt é mestre em ciência animal e construiu sua carreira unindo experiência técnica, visão empresarial e forte atuação institucional.

PUBLICIDADE

Fundador da BTech Tecnologias Agropecuárias, empresa na qual atuou por mais de duas décadas, Betancourt consolidou-se como referência em inovação para a nutrição animal. Posteriormente, ingressou como sócio-diretor da Aleris Animal Nutrition, companhia especializada em soluções nutricionais naturais à base de levedura, com presença internacional.

Além de sua trajetória empresarial, exerceu papéis de liderança em importantes entidades do setor, sendo presidente da FeedLatina e representante do Brasil na International Feed Industry Federation (IFIF). Atualmente, ele é diretor do Departamento do Agronegócio da FIESP (DEAGRO). 

Desafios

Conforme o CEO do Sindirações, Ariovaldo Zani, o novo presidente da diretoria executiva enfrentará desafios cruciais nos próximos anos. Para ele, com o aumento da demanda global por proteínas de origem animal e a consequente necessidade de expandir a produção de rações, somados aos impasses do cenário geopolítico internacional, será urgente trabalhar em estreita colaboração com os associados para promover práticas comerciais sustentáveis e inovadoras. 

“A sustentabilidade ambiental e a redução de pegadas de carbono serão focos primordiais, exigindo investimento em pesquisa e desenvolvimento para criar fórmulas mais eficientes e menos impactantes ao meio ambiente. A volatilidade nos preços de matérias-primas e as tendências de mercado, como a crescente preferência por ingredientes naturais, vão demandar uma adaptação constante”, afirmou. 

O antigo presidente da diretoria executiva, Ricardo Ribeiral deixa a posição e assume uma cadeira no Conselho Administrativo.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Ingo Plöger é eleito o novo presidente da Abag

Gente

Ingo Plöger é eleito o novo presidente da Abag

Resumindo seu legado em “prospectar futuros”, Plöger quer intensificar atuação da associação estrategicamente em biocompetitividade e alianças

Vagas no Agro: Atvos abre inscrições para trainees

Gente

Vagas no Agro: Atvos abre inscrições para trainees

Iniciativa busca jovens engenheiros e agrônomos para atuar em unidades da companhia no Centro-Oeste e Sudeste

EPIs agrícolas: proteção para a saúde e segurança do agricultor

Gente

EPIs agrícolas: proteção para a saúde e segurança do agricultor

EPIs agrícolas são a primeira defesa do agricultor contra 60% dos acidentes no campo, essenciais para a saúde e longevidade no trabalho rural

Capacitação impulsiona atuação feminina no agro, aponta pesquisa

Gente

Capacitação impulsiona atuação feminina no agro, aponta pesquisa

Levantamento mostra que mais da metade das mulheres do agro busca capacitação constante, tendo a sustentabilidade como tema principal

PUBLICIDADE

Gente

Vagas no Agro: Raízen abre seleção para programa de aprendiz

Oportunidades abrangem áreas administrativas, técnicas e operacionais em usinas, bases e escritórios da empresa

Gente

Prazo para o georreferenciamento de imóvel rural é prorrogado

Decreto amplia até 2029 o prazo para certificação de georreferenciamento, exigida em casos de transferência ou divisão de propriedades rurais.

Gente

Pesquisadora da Embrapa recebe o ‘Nobel da Agricultura’ nesta semana

Cerimônia ocorre em 23 de outubro e reconhece o impacto dos bioinsumos desenvolvidos pela pesquisadora da Embrapa Soja

Gente

Vagas no Agro: Syngenta abre inscrições para Programa de Estágio 

Multinacional oferece cerca de 60 vagas em diversas áreas e estados; inscrições vão até 7 de novembro  

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.