Gente
Conheça o novo rosto por trás de 90% da indústria de nutrição animal
Formado em engenharia agronômica, novo dirigente do Sindirações enfrentará cobranças por práticas sustentáveis e inovadoras
Redação Agro Estadão
03/09/2025 - 11:27

Roberto Ignacio Betancourt é o novo presidente da diretoria executiva do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). A entidade reúne aproximadamente 150 associados, que representam 90% do mercado de produtos destinados à alimentação animal, desde a importação até o uso no campo.
Com extensa experiência no setor agropecuário, Betancourt assume a posição para o próximo triênio, entre setembro de 2025 a agosto de 2028. O dirigente destaca como prioridades o incentivo à inovação tecnológica, o estímulo a práticas produtivas sustentáveis e a intensificação do diálogo com órgãos governamentais.
Segundo ele, o foco é fortalecer a representatividade do setor de alimentação animal e ampliar sua competitividade no Brasil e no exterior. “Nosso setor é vital para a economia e para a segurança alimentar do Brasil. Temos a responsabilidade de conduzi-lo com visão de futuro, buscando o equilíbrio entre produtividade e responsabilidade socioambiental, além de defender com firmeza os interesses de nossos associados”, afirma Betancourt.
O novo mandato prevê ainda o fortalecimento de programas de capacitação técnica e controle de qualidade, bem como ações para projetar a indústria brasileira como referência global em qualidade e inovação.
Trajetória
Formado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Roberto Ignacio Betancourt é mestre em ciência animal e construiu sua carreira unindo experiência técnica, visão empresarial e forte atuação institucional.
Fundador da BTech Tecnologias Agropecuárias, empresa na qual atuou por mais de duas décadas, Betancourt consolidou-se como referência em inovação para a nutrição animal. Posteriormente, ingressou como sócio-diretor da Aleris Animal Nutrition, companhia especializada em soluções nutricionais naturais à base de levedura, com presença internacional.
Além de sua trajetória empresarial, exerceu papéis de liderança em importantes entidades do setor, sendo presidente da FeedLatina e representante do Brasil na International Feed Industry Federation (IFIF). Atualmente, ele é diretor do Departamento do Agronegócio da FIESP (DEAGRO).
Desafios
Conforme o CEO do Sindirações, Ariovaldo Zani, o novo presidente da diretoria executiva enfrentará desafios cruciais nos próximos anos. Para ele, com o aumento da demanda global por proteínas de origem animal e a consequente necessidade de expandir a produção de rações, somados aos impasses do cenário geopolítico internacional, será urgente trabalhar em estreita colaboração com os associados para promover práticas comerciais sustentáveis e inovadoras.
“A sustentabilidade ambiental e a redução de pegadas de carbono serão focos primordiais, exigindo investimento em pesquisa e desenvolvimento para criar fórmulas mais eficientes e menos impactantes ao meio ambiente. A volatilidade nos preços de matérias-primas e as tendências de mercado, como a crescente preferência por ingredientes naturais, vão demandar uma adaptação constante”, afirmou.
O antigo presidente da diretoria executiva, Ricardo Ribeiral deixa a posição e assume uma cadeira no Conselho Administrativo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Gente
1
Vagas no Agro: Eldorado Brasil está com inscrições abertas para estágio
2
Seguro rural e interação Caribe-Brasil: os planos do novo diretor-geral da ‘OEA’ da Agricultura
3
Tarcísio indica ex-presidente do Incra para secretaria da Agricultura de SP
4
Conheça cursos gratuitos sobre Plantio Direto
5
Vagas no Agro: Syngenta abre inscrições para jovem aprendiz
6
OCB nomeia primeira mulher para cargo de presidente-executiva
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Gente
Fetag-RS lança campanha contra violência doméstica no campo
Com vídeo nas redes sociais, entidade quer romper o silêncio e estimular denúncias também entre as mulheres da zona rural
Gente
Jerônimo Goergen é eleito presidente da Aprobio
O advogado e ex-deputado federal assume com a missão de fortalecer a governança e ampliar a capacidade de articulação institucional
Gente
Amazônia forma sua primeira geração de baristas indígenas
Iniciativa do Grupo 3 Corações capacita 25 jovens de Rondônia, visando incentivar sucessão familiar em terras indígenas e abrir caminho para o turismo
Gente
Tarcísio indica ex-presidente do Incra para secretaria da Agricultura de SP
Guilherme Piai deixa o cargo para a disputar as eleições em 2026; Geraldo Melo assume o cargo em SP
Gente
Vagas no Agro: Eldorado Brasil está com inscrições abertas para estágio
Iniciativa oferece 21 vagas de estágio para estudantes de diversas áreas em Mato Grosso do Sul e São Paulo
Gente
OCB nomeia primeira mulher para cargo de presidente-executiva
Tania Zanella assumiu de forma automática após mudança no estatuto da entidade, que definiu modelo dual de governança
Gente
Eleito: Elias Alves Lima assume a presidência da ANDA pelos próximos três anos
Mudança de comando se dá em meio a desafios do mercado de fertilizantes e reforça foco em competitividade e sustentabilidade
Gente
São Paulo anuncia MBA online para lideranças de cooperativas
Curso será ofertado em 2026 pela Faculdade Municipal de Bebedouro; valor e o programa ainda não foram divulgados