PUBLICIDADE

Economia

Unica: venda de etanol atinge recorde de 35,58 bi de litros no Centro-Sul

Houve retração nas exportações, mas o forte desempenho do mercado interno foi determinante para o resultado

Nome Colunistas

Broadcast Agro

15/04/2025 - 14:32

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

As vendas de etanol pelas usinas do Centro-Sul do Brasil alcançaram um recorde de 35,58 bilhões de litros na safra 2024/25 (abril de 2024 a março de 2025), crescimento de 8,42% em relação ao ciclo anterior, segundo dados divulgados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Apesar da retração nas exportações, o forte desempenho do mercado interno foi determinante para o resultado.

O acumulado da safra mostra alta de 16,44% nas vendas do biocombustível hidratado no mercado interno, somando 21,73 bilhões de litros. As vendas do etanol anidro no acumulado da safra chegaram a 12,18 bilhões de litros, crescimento de 4,35%.

O diretor de inteligência setorial da Unica, Luciano Rodrigues, destacou que, nos últimos 12 meses, o consumo do etanol hidratado cresceu 22,87%, enquanto o consumo total de combustíveis pela frota leve avançou apenas 2,89%. “O resultado denota um aumento na participação do etanol hidratado no consumo total, refletindo a maior oferta do biocombustível e a sua competitividade na bomba”, afirmou.

Em contrapartida, as exportações caíram de forma significativa. No total, 1,67 bilhão de litros foram enviados ao exterior na safra 2024/2025, queda de 32,80%. O recuo foi puxado pela diminuição nas vendas de etanol hidratado (-19,98%) e anidro (-49,93%).

Em março

Somente em março, as vendas totalizaram 2,90 bilhões de litros, com 153,08 milhões destinados ao mercado externo e 2,75 bilhões ao mercado doméstico. No comparativo com igual mês da safra anterior, houve queda de 4,57%. O etanol hidratado respondeu por 1,71 bilhão de litros das vendas internas no mês, recuo de 7,80% na comparação anual. As vendas de etanol anidro no mercado doméstico registraram crescimento no último mês: 1,04 bilhão de litros foram comercializados em março, alta de 10,45% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Mercado de CBios

No mercado de Créditos de Descarbonização (CBios), a Unica destacou o avanço na emissão e aposentadoria de títulos. Segundo dados da B3 até 8 de abril, foram emitidos 11,76 milhões de CBios em 2025. A quantidade de créditos disponíveis para negociação totaliza 22,36 milhões, e, somando com os já aposentados, o setor já disponibilizou quase 60% da meta exigida para este ano.

Atualmente, 288 unidades produtoras de etanol, quatro de biometano e 38 de biodiesel estão certificadas no RenovaBio, programa federal que regula o mercado de CBios. Segundo a entidade, essas 332 unidades representam mais de 90% da produção nacional de biocombustíveis.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Camex mantém tarifa de 10,8% sobre borracha natural importada de fora do Mercosul

Economia

Camex mantém tarifa de 10,8% sobre borracha natural importada de fora do Mercosul

Revisada a cada dois anos, a alíquota visa proteger o setor que enfrentou preços baixos com a entrada do produto importado

Orplana manifesta apoio à Operação Carbono Oculto e diz desconhecer fraudes

Economia

Orplana manifesta apoio à Operação Carbono Oculto e diz desconhecer fraudes

Investigação abrange usinas, distribuidoras de combustíveis, administradoras de fundos, redes de postos, transportadoras até terminais portuários

Centro de pesquisa lança Escola do Cacau

Economia

Centro de pesquisa lança Escola do Cacau

As aulas online serão voltadas para produtores rurais, agrônomos e técnicos agrícolas; primeiro etapa do curso já está disponível

Fazendas e usinas de álcool estavam sob controle do crime organizado

Economia

Fazendas e usinas de álcool estavam sob controle do crime organizado

Operação Carbono Oculto investiga o uso de seis propriedades no interior de São Paulo para fraude nos combustíveis; veja como funcionava o esquema

PUBLICIDADE

Economia

Entidades do setor de combustíveis e bioenergia manifestam apoio à Operação

Instituições defendem proteção ao consumidor e fortalecimento da economia nacional

Economia

Frentes do agro cobram leis mais duras contra fraudes após ‘Carbono Oculto’

Entidades querem urgência do Congresso Nacional para aprovar projetos de lei que endurecem a fiscalização no setor de combustíveis

Economia

Produção agrícola de Santa Catarina ganha competitividade com ICMS zerado  

Medida entra em vigor em setembro e inclui itens da cesta básica, valendo somente para produtos agrícolas catarinenses

Economia

Megaoperação mira fraudes em combustíveis com impacto no agro

Ação bloqueia usinas, distribuidoras, portos e fundos ligados a grupo criminoso

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.