Economia

São Paulo adota medidas preventivas após gripe aviária em ave silvestre

Além do caso confirmado em Diadema (SP), Mapa investiga 8 possíveis focos no país 

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP) de São Paulo confirmou, na última sexta-feira, 13, o primeiro caso positivo, em 2025, de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no estado. Segundo informativo do governo estadual, trata-se de um caso isolado, em ave migratória, uma marreca-caneleira (dendrocygna bicolor) localizada na região central de Diadema, município da grande São Paulo. 

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura, o animal foi encontrado “sem reação à presença humana e apresentava sinais clínicos como dificuldade de voar, letargia e com alterações respiratórias e neurológicas”.

No comunicado, a Defesa Agropecuária ressaltou que não existem estabelecimentos avícolas comerciais no raio de 10 quilômetros da ocorrência do foco. “Serão realizadas ações de vigilância epidemiológica na área procurando identificar a possível ocorrência de mortalidade em aves e/ou existência de sintomatologia compatível à Influenza Aviária a partir de ações de educação sanitária visando a também a instrução em relação à doença aos moradores locais”, diz o governo paulista em nota.

Plano de contingência

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com as pastas de Agricultura e Meio Ambiente, elaborou um Plano de Contingência para enfrentar possíveis casos de gripe aviária em humanos. Até o momento, conforme a instituição, não há registros da doença em pessoas no estado, mas o monitoramento de casos notificados e de possíveis expostos está em andamento.

Para notificações de suspeitas, a população deve utilizar os seguintes canais. Presencialmente, em pontos de atendimento listados no site www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/. Ou virtualmente pelo sistema ESisbravet e pelo e-mail pesa@cda.sp.gov.br.

Gripe aviária no Brasil

Além do caso em Diadema (SP), na sexta-feira, 13, outro foco de IAAP foi confirmado em Santo Antônio da Barra (GO), em uma galinha doméstica de subsistência.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga oito possíveis focos de gripe aviária em cinco estados. Os casos envolvem, principalmente, galinhas de criação doméstica, mas também há registros com pombos e aves silvestres. 

Investigações com coleta de amostras

UFCidadeData do atendimentoEspécieTipo de exploraçãoSituação
PAParauapebas06/06/2025GALINHAdomésticaInvestigação em curso
CECedro11/06/2025GALINHAdomésticaInvestigação em curso
MGNovo Cruzeiro31/05/2025GALINHAdomésticaInvestigação em curso
MGSacramento11/06/2025GALINHAdomésticaInvestigação em curso
MGSanto Antônio do Monte30/05/2025POMBOsilvestreInvestigação em curso
MGSão Joaquim de Bicas11/06/2025GALINHAdomésticaInvestigação em curso
RSSão Valentim14/06/2025POMBOsilvestreInvestigação em curso
MSTerenos12/06/2025GALINHAdomésticaInvestigação em curso
Fonte: Mapa – atualizado em16/06/2025 08:30