Economia

RS deve colher 4,2 milhões de toneladas de trigo

Expectativa é de recuperação da produção após quebra na safra 22/23; RS é o segundo principal produtor de trigo

Cultura tradicional do inverno no Rio Grande do Sul, o trigo teve a temporada de colheita aberta oficialmente neste fim de semana. A expectativa para a safra de 2023/2024 é alcançar 4,2 milhões de toneladas do cereal em 1,3 milhão de hectares cultivados.

Em 2022, o Estado foi o maior produtor do Brasil, com uma produção histórica de 5,7 milhões de toneladas. Em 2023, o estado do Paraná, com 3,6 milhões de toneladas, superou a produção gaúcha de apenas 2,9 milhões de toneladas, devido ao clima adverso enfrentado no solo gaúcho.

 “Ano passado o plantio do trigo apresentou algumas dificuldades, depois de uma grande safra em 2022, e agora espera-se novamente uma boa safra com mais de 4 milhões de toneladas. O trigo é, numa rotação de cultura e plantio de inverno, o cereal mais plantado no Rio Grande do Sul”, afirmou Clair Kuhn, secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), durante a abertura oficial da colheita, no município de Cruz Alta (RS).

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo), a moagem no Rio Grande do Sul chegou a 2,17 milhões de toneladas no ano de 2023 em 38 moinhos ativos (17% da moagem nacional). 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.