Economia

Qualidade das frutas brasileiras é destaque na Fruit Attraction SP 2025

Setores brasileiro e mundial estão reunidos em São Paulo para conhecer as inovações da cadeia de frutas e hortaliças

O setor de frutas e hortaliças do Brasil e do Mundo está de olho nas discussões e novidades da Fruit Attraction São Paulo 2025. Considerada uma das maiores feiras do setor, o evento começou nesta terça-feira, 25, e deve reunir cerca de 18 mil pessoas ao longo de seus três dias de programação. 

Durante a abertura, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, destacou a força da fruticultura do país, que conta com cerca de 2,5 milhões de hectares de área. “A produção de frutas no Brasil tem volume, diversidade, sanidade, sabor e sustentabilidade, e a Fruit Attraction São Paulo é a plataforma certa para se mostrar isso para o mundo”, afirmou, ressaltando que todos os países querem as frutas brasileiras. 

O diretor de expansão internacional da IFEMA Madrid, Jaime Martín, celebrou o protagonismo da fruticultura brasileira e disse que o objetivo é transformar a Fruit Attraction São Paulo em uma referência global. “O Brasil é um gigante em frutas tropicais e esta foi uma das razões pelo qual escolhemos começar por aqui o processo de internacionalização da marca Fruit Attraction”, salientou. 

O CEO da Fiera Milano Brasil, uma das organizadoras da feira, Maurício Macedo, lembrou que neste ano o evento dobrou de tamanho na comparação com a edição de 2024, consolidando o evento como um grande hub de comercialização das frutas brasileiras para o mundo. “E este avanço foi possível a partir da união com uma marca sólida, reconhecida internacionalmente, que é a Fruit Attraction Madrid”, disse. Segundo Macedo, com forte presença da agricultura familiar, a Fruit Attraction São Paulo cumpre importante papel de conectar o pequeno e médio produtor de frutas com clientes em potencial, inclusive do exterior. 

O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piauí, também participou da abertura. Ele ressaltou a presença da fruticultura no estado e as oportunidades proporcionadas pelo setor. “São cerca de 15 milhões de toneladas de frutas produzidas anualmente, com extensa diversidade. […] Aqui em São Paulo, por exemplo, temos um projeto de geração de biometano a partir de efluentes da citricultura”, afirmou. 

Além disso, as Secretarias de Agricultura de São Paulo e do Distrito Federal assinaram um termo de cooperação técnica durante a feira. O acordo visa ao fortalecimento da produção de frutas vermelhas por meio da capacitação de profissionais, auxílio técnico e compartilhamento de dados, com foco no desenvolvimento da agricultura familiar.

A Fruit Attraction São Paulo 2025 segue até quinta-feira, 27, no São Paulo Expo & Convention Center, das 10h às 18h.