Abiarroz pede ao governo brasileiro que estabeleça negociação imediata
A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) emitiu nota comentando o anúncio do governo dos Estados Unidos de nova tarifa de 50% sobre o produtos agropecuários, que deve começar a vigorar a partir de 1º de agosto. Para a entidade, “trata-se de uma medida que ameaça a sustentabilidade de uma importante cadeia produtiva, responsável pela geração de emprego e renda no Brasil”.
Segundo o comunicado, o mercado norte-americano está entre os mais importantes para o setor, já que comprou 13% de todo valor exportado de arroz branco em 2024 — produto orizícola de maior valor agregado.
“A decisão de impor um aumento tarifário tão expressivo elimina, na prática, a competitividade do produto brasileiro no mercado norte-americano frente à concorrência, o que pode gerar perdas estimadas de até US$ 25 milhões por ano para a indústria arrozeira nacional”, explica a Abiarroz que solicita ações de diplomacia e negociação por parte do governo brasileiro.
“É fundamental que as autoridades adotem uma postura diligente e altiva, mas também cautelosa, considerando a vulnerabilidade de segmentos como o arrozeiro diante de uma relação comercial importante”, conclui o comunicado.