X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Moringa: nutrição poderosa para os animais e aumento de lucros

1 minuto de leitura

29/05/2024 | 21:15

Por: Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

Conheça a moringa oleífera, a planta que é utilizada na alimentação animal e humana; planta tem alto teor de proteína

Ela é uma planta delicada, mas com forte poder nutricional. A moringa oleífera é uma árvore nativa do Himalaia que possui flores brancas e perfumadas e as folhas arredondadas. A planta é reconhecida pelas folhas nutritivas e com propriedades medicinais, promovendo saúde e bem-estar.

É rica em vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos e ainda possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos indicam que a moringa tem 4 vezes mais betacaroteno que a cenoura e 7 vezes mais vitamina C que a laranja.

Por isso, ela é usada na alimentação humana e, de forma intensa, na alimentação animal. De acordo com a Embrapa, o índice de proteína é de 27% e a planta ainda possui ferro, cálcio e fósforo.  As folhas são usadas frescas ou secas na dieta dos animais, e ainda é possível extrair o pó e o óleo da planta. 

Os benefícios da moringa na alimentação animal

A moringa pode ser usada na alimentação animal em diversas formas: folhas secas ou frescas, pó, óleo e ração enriquecida com moringa.

A Embrapa Pantanal, que fica no Mato Grosso do Sul, fez diversos estudos para investigar o uso do produto na alimentação animal. A planta é usada basicamente como suplemento alimentar, sendo fonte de proteínas, oferecida in natura para bovinos, suínos e frangos.

Foto: Adobe Stock

Em média, os pesquisadores indicam usar 30% da planta misturada à ração, no caso de suínos e aves. Esse índice é suficiente para garantir a proteína que o animal precisa. 

Alimentação do gado

Na alimentação de bovinos, é possível oferecer as folhas e os talos finos da moringa. Ela funciona como uma suplementação proteica durante a época de seca nas regiões produtoras de gado de corte ou de leite. A Embrapa Pantanal indica ter 30% de folha misturada à cana para atingir o teor de proteína adequado para o gado. 

Estudos indicam que as vacas leiteiras que se alimentam com dieta enriquecida de moringa aumentam a produção de leite entre 43% e 65%.

Moringa para galinhas e suínos

As pesquisas indicam que a moringa é indicada como suplemento alimentar em granjas e criação de galinhas caipiras e não em escala industrial. Devem ser oferecidas as folhas também na proporção de 30% na mistura com milho ou mandioca. Pesquisas indicam que o uso do produto na dieta das galinhas pode aumentar em até 6% o peso médio dos ovos.

Para os suínos, a indicação de proporção das folhas é a mesma. Com isso, a planta entra como fonte de proteínas e o milho ou a mandioca, como fonte de energia para os animais. 

Alimentação para peixes

Estudos da Embrapa com peixes da espécie tambaqui na Amazônia, indicaram que o uso da moringa na alimentação diminuiu o aparecimento de parasitas nos brônquios. No entanto, houve um pequeno comprometimento do crescimento dos peixes que consumiram a moringa seca e moída misturada à ração.

Benefícios econômicos da moringa

Apostar na produção de moringa pode dar diversas oportunidades de negócios para o produtor. Isso porque a planta é versátil e pode ser fornecida tanto para indústrias de alimentos, de cosméticos ou usada na alimentação animal. Vai depender da região em que o produtor está localizado. 

foto: Adobe Stock

O produtor tem ganhos econômicos ao usar a moringa na alimentação dos animais. Somada à ração, ajuda a reduzir os custos da dieta, pois ela substitui uma determinada quantidade de ração. Animais que recebem nutrientes e vitaminas, aumentam as defesas do organismo, o que resulta em menor uso de medicamentos. Além disso, a produtividade animal também cresce.

Como cultivar a moringa?

A árvore da moringa é de pequeno porte e também pode ser cultivada em mudas pequenas. A planta da moringa é capaz de sobreviver a solos pobres de nutrientes e em regiões secas. Por isso, o produtor não precisa investir muito em manejo. Como ela é originária da África, a árvore se adapta bem ao clima tropical e subtropical.

No início do cultivo, a planta não tolera solos com encharcamentos. Especialistas indicam que é preciso tomar cuidado com o ataque de formigas. Com crescimento rápido, a moringa tem produtividade alta e pode chegar a 15 toneladas por hectare, considerando a moringa já seca.

Onde encontrar moringa

Se o consumidor que deseja usar a moringa na alimentação não mora perto de alguma propriedade rural onde a planta é cultivada, é possível encontrar em lojas de produtos naturais.

Já para alimentação de animais, a planta pode ser encontrada em lojas agrícolas e cooperativas. 

Categorias: Economia

Matérias relacionadas