Decisão reverte suspensão adotada em fevereiro para reavaliar riscos de introdução do vírus TiLV; entidades do setor relatam preocupação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) revogou a suspensão de importação de tilápia do Vietnã. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 24.
Em fevereiro, o Mapa havia determinado, por meio do despacho nº 270/2025, a interrupção temporária das importações do pescado vietnamita, para que pudesse ser reavaliado o protocolo sanitário vigente diante do potencial risco de introdução do vírus TiLV (Tilapia tilapinevirus).
Após análise detalhada dessas informações, e sem objeção das Secretarias de Comércio e Relações Internacionais e de Defesa Agropecuária, a pasta decidiu restabelecer o fluxo de importação da tilápia do Vietnã.
Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca) disse que a decisão do Mapa preocupa a indústria nacional de tilápia, que enfrenta altos custos de produção e concorrência desleal com mercados que operam sob condições muito diferentes das nossas.
A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) também emitiu nota na qual considerou “imprudente” a decisão do Mapa. Para a entidade, “a revogação dessa suspensão desconsidera os riscos sanitários apontados anteriormente e ocorre em meio a tratativas comerciais entre os governos do Brasil e do Vietnã”, destaca.
Conforme mostrou o Agro Estadão, a recente viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Vietnã garantiu a abertura de mercado para a carne bovina brasileira. Em contrapartida, o governo vietnamita solicitou a abertura do mercado brasileiro para tilápia produzida no Vietnã.
“A reversão da medida, sem garantias de que tais riscos tenham sido plenamente mitigados, representa uma ameaça à segurança sanitária dos consumidores brasileiros”, reforça a Peixe BR.